4.22.2010

Constipação (prisão de ventre):


Constipação (prisão de ventre): Mau humor, irritabilidade e depressão!!!


A Constipação deve ser vista como um sintoma e não como uma doença, mas ela está relacionada a processos de toxicidade que podem originar diversas doenças. 70% do nosso sistema imune é formado no nosso intestino.

Além disso, a serotonina, hormônio que nos dá a sensação de bem estar e de prazer, também é produzido neste local.

Portanto, é preciso estar atento ao funcionamento do nosso sistema gastrointestinal. Evacuar diariamente é essencial para eliminarmos as toxinas, aumentarmos nossas células de defesa, combater a depressão, a irritabilidade, o mau humor e tantas outras doenças.

Saiba as causas da constipação:

Baixa quantidade de fibras na dieta;

Consumo exagerado de alimentos refinados;

Baixa ingestão de água e líquidos;

Deficiência de nutrientes que estimulam a peristalse (movimentos de evacuação);

Carência de enzimas digestivas;

Efeitos colateiras de algumas medicações (analgésicos, antidepressivos, diuréticos, suplementos de cálcio e ferro, antiácidos, xaropes, alguns anti-histamínicos);

Inatividade física;

Estresse, depressão;

Inflamação ou úlceras no cólon;

Posição para evacuação;

Idade avançada;

Gravidez;

Uso excessivo de laxantes e supositórios;

Ignorar o reflexo da evacuação, ou seja, não atender à vontade momentânea;

Presença de: Disbiose, Infecções parasitárias, alergias alimentares, Hipotireoidismo, Doença de Parkinson, etc.

Referências Bibliográficas:


BHARUCHA AE; WALD A; ENCK P, RAO S. Functional anorectal disorders.Gastroenterology; 130 (5): 1510-8, 2006

CARROCCIO A, ET AL. Multiple food hipersensitivity as a cause of refractory chronic constipation in adults. Scand J Gastroenterol; 41 (4): 498-504, 2006.

(Alimentação Saudável)

SAIBA MAIS:

O QUE É CONSTIPAÇÃO?


O termo constipação refere-se a uma mudança nos hábitos intestinais diários, principalmente uma diminuição do número ou consistência da motilidade intestinal ou dor ou dificuldade ao evacuar. No final do primeiro ano de vida, a maioria das crianças evacua confortavelmente uma vez por dia. Se a criança que evacua normal e regularmente fica um ou dois dias sem evacuar, e sente dor ou dificuldade em defecar fezes volumosas e duras, está constipada.
A constipação é normalmente causada por uma quantidade insuficiente de líquidos e fibras na dieta. Sem a quantidade suficiente de líquidos as fezes ficam endurecidas e com as extremidades ásperas. Essas extremidades ásperas podem causar fissura retal, um corte microscópico e doloroso no reto. Preocupação excessiva em ensinar o bebê a usar o "troninho", estresse emocional (como a mudança para uma nova casa), introdução de novos alimentos ou muita gordura na dieta também podem contribuir para a ocorrência de constipação, assim como a falta de exercício adequado.
As crianças também podem ficar constipadas como resultado de prender as fezes. Uma criança ativa talvez não queira perder tempo e interromper a brincadeira para ir ao banheiro. Quando isso acontece, as fezes retidas tornam-se desidratadas e duras, e a evacuação, dolorida. A evacuação dolorida, por sua vez, faz com que a criança queira adiar ao máximo a próxima ida ao banheiro, para evitar a dor.
Até mesmo os bebês aprendem a reter as fezes para evitar a dor. Uma assadura que provoque dor e ardência durante a evacuação pode fazer com que o bebê relute em evacuar.
O fator mais importante para determinar se seu filho está constipado é seu nível de conforto quando evacua. Mesmo que seu filho vá ao banheiro todos os dias, fezes difíceis de evacuar podem indicar constipação. Outro indício é dor de barriga. A barriga da criança constipada pode ficar dura e sensível ao toque.

VOLTAR

TRATAMENTO CONVENCIONAL

Aumentar a quantidade de fibras e líquidos na dieta do seu filho é a melhor maneira de começar a tratar da constipação.
Um amolecedor de fezes, como ducosato de sódio, pode ser receitado para amolecer as fezes e ajudá-las a passar pelos intestinos mais facilmente.
Um laxante aumenta a quantidade de bolo fecal nos intestinos, amolece as fezes, facilitando a evacuação, e inicia a peristalse (a contração dos intestinos que movimenta as fezes). Qualquer um desses produtos deve ser tomado com muita água.
Hidróxido de magnésio (encontrado no leite de magnésia) é uma laxante formador de bolo fecal que leva os líquidos do corpo para os intestinos, aumentando o conteúdo dos intestinos e, conseqüentemente, iniciando a motilidade intestinal. O hidróxido de magnésio não deve ser dado a criança com menos de dois anos. Nenhum laxante deve ser usado de forma regular. Não dê ao seu filho nenhum medicamento sem antes conversar com seu médico.
Os laxantes estimulantes, como bisacodil, óleo de rícino, fenolftaleína e extrato de folha de sena, irritam a parede intestinal, conseqüentemente estimulando a peristalse. Os laxantes estimulantes são adstringentes e podem provocar cólicas. Se usar esses medicamentos, faça-o com moderação. É preferível usar laxantes formadores de bolo fecal do que os estimulantes. Nenhum laxante deve ser usado de forma regular, pois pode causar dependência. Não dê ao seu filho qualquer medicamento sem antes conversar com seu médico.
Os lubrificantes, como a glicerina e o óleo mineral, revestem as fezes e ajudam a passagem pelo reto. Contudo, o uso prolongado do óleo mineral pode provocar inflamação do fígado, baço e nódulos linfáticos abdominais e interferir na absorção das vitaminas A e D. Da mesma forma, o lubrificante pode ser perigoso se descer, acidentalmente, pela traquéia e penetrar nos pulmões.

VOLTAR

DIRETRIZES ALIMENTARES

Como a desidratação pode levar à constipação, aumente a quantidade de líquidos na dieta do seu filho. Tenha sempre água mineral, chás de ervas, sucos e sopas e incentive seu filho a tomá-los freqüentemente.
Aumente a quantidade de fibra na dieta do seu filho. Simplesmente comer um pedaço de fruta, como mamão, laranja ou ameixa, pode ajudar a resolver a constipação. A fruta integral fornece mais fibra. Sirva ao seu filho um pedaço de fruta de meia a uma hora antes da refeição ou cerca de uma hora após a refeição. Uma ameixa que ficou de molho da noite para o dia em um copo de água contém mais umidade e é mais fácil de digerir. Para bebês, talvez seja mais fácil ingerir uma colher de chá de xarope de uma ameixa que tenha ficado de molho ou tenha sido cozinha, para ajudar a resolver a constipação. As verduras e os cereais integrais também são fontes ricas de fibras.
Servir líquidos mornos ou cereais quentes como aveia todas as manhãs funciona como um estímulo suave ao trato intestinal, além de fornecer fibra.
Os alimentos ricos em magnésio, como verduras verde-escuro, são muito úteis para a criança constipada (o mais difícil é conseguir que seu filho os coma freqüentemente).
Para o alívio da constipação da noite para o dia, misture ½ xícara de suco de ameixa e 1 colher de sopa de suco de limão com 1 xícara de água mineral. Faça com que seu filho beba essa mistura antes de dormir. Contudo, essa mistura, é forte para bebês e pode causar diarréia em corpos pequeninos.

VOLTAR

SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS

O lactobacillus acidophilus ou bifidus ajuda a criar uma flora intestinal favorável, o que é muito útil para aliviar a constipação. Para crianças com constipação crônica ou recorrente, os lactobacilos são altamente recomendados. Dê ao seu filho uma dose diariamente, conforme indicado no rótulo do produto.
Se as fezes do seu filho têm um cheiro excepcionalmente ruim, considere dar-lhe suplementos de clorofila. A clorofila é rica em oligoelementos, principalmente magnésio, e tem propriedades bactericidas naturais. Siga as orientações sobre dosagem indicadas no rótulo do produto.

VOLTAR

TRATAMENTO FITOTERÁPICO

Se seu filho estiver alternando constipação e diarréia, aveia cozida em chá de linhaça pode ser muito útil. Acalma intestinos irritados e alivia a constipação. Prepare o chá de linhaça misturando 1 colher de chá de linhaça em 1 litro de água mineral; deixe cozinhar por quinze minutos. Use o líquido resultante, em vez de água, para cozinhar a aveia. Ou adicione ¼ a ½ xícara de chá a 120 mililitros de sucos e dê ao seu filho uma dose diariamente. A constipação deve ceder em 48 horas.
O chá ou a tintura de alcaçuz é calmante para paredes intestinais irritadas e ajuda a aliviar a constipação crônica. Dê ao seu filho uma dose, uma ou duas vezes ao dia, durante três ou quatro dias.
Observação: Essa erva não deve ser dada a crianças com pressão alta.
O suco de aloe vera é útil para resolver a constipação. Compre a forma comestível de aloe vera. Combine 1 colher de sopa do líquido com suco de fruta para torná-lo mais agradável e dê essa mistura ao seu filho uma ou duas vezes ao dia.
Uma a dez gotas de óleo de linhaça orgânica, administrado duas vezes ao dia na comida, pode ajudar a facilitar a motilidade intestinal do seu filho.

VOLTAR

HOMEOPATIA

Se seu filho tiver constipação crônica, talvez seja melhor tratá-lo com um remédio constitucional receitado por um homeopata. Para o problema de constipação ocasional, selecione da lista a seguir um remédio que corresponda aos sintomas do seu filho.

Use Alumina para a criança cujas fezes sejam bolas pequenas, duras e secas, muitas vezes cobertas de muco.

A eliminação é muito difícil para essa criança. Dê-lhe uma dose de Alumina 9ch, duas ou três vezes ao dia, durante dois ou três dias.


Calcarea carbonica é muitas vezes usada para constipação em crianças pequenas com problemas digestivos. Se seu filho tiver constipação, com a barriga dura e distendida, mas não está irritado, chorando ou se queixando e parece estar se sentindo bem, dê-lhe uma dose de Calcarea carbonica 9ch, duas vezes ao dia, durante dois ou três dias.

Se seu filho tiver fezes duras e secas e estiver sentindo dor antes de ir ao banheiro, dê-lhe uma dose de Lycopodium 9ch, duas ou três vezes ao dia, durante dois ou três dias. Esse remédio também é recomendado para a criança com gases do intestino inferior cujo cheiro assemelha-se a ovo podre.

Natrum muriaticum é o remédio para a criança que adora sal - ela lambe o sal dos pratos e chupa o sal de biscoitos - e é magra, especialmente no pescoço. Essa criança tem normalmente sede, mas tem fezes duras e secas.

Ela se beneficia de uma dose de Natrum muriaticum 9ch, duas vezes ao dia, durante dois ou três dias.

Nux vomica é útil para a criança que come demais e fica constipada ou com gases. Se seu filho estiver impaciente e agitado, desejar alimentos substanciosos, gordurosos e/ou condimentados e expelir fezes pequenas, escuras e duras após várias tentativas,

dê-lhe uma dose de Nux vomica 9ch, duas vezes ao dia, durante dois ou três dias.
Sulfur é para a criança que muitas vezes tem coceira e irritação anal e geralmente quer mas não consegue defecar. Essa criança detesta ir ao banheiro e muitas vezes retém as fezes, pois tem medo da dor da evacuação. Suas fezes têm um odor bastante forte.Dê a essa criança uma dose de Sulfur 9ch, duas vezes ao dia, durante dois ou três dias.

RECOMENDAÇÕES GERAIS

Aumente a quantidade de fibra e líquidos na dieta do seu filho.
Para estimular o movimento intestinal normal, dê ao seu filho chá de linhaça.
Para normalizar a flora intestinal, dê ao seu filho um suplemento de lactobacilos.
Selecione e administre um remédio homeopático apropriado.
Os enemas não têm praticamente nenhuma utilidade no tratamento da constipação infantil. O trato digestivo é uma "rua de mão única". Não foi feito para ser lavado de baixo para cima. A menos que seu médico receite um enema, a constipação do seu filho será melhor tratada de outras maneiras.
Massagear o abdome inferior do seu filho é reconfortante e ajuda a movimentar os intestinos. Massageie suavemente o abdome do seu filho, seguindo o movimento natural dos intestinos. Comece pelo "canto" direito inferior, suba na direção das costelas, pelo lado esquerdo e desça em direção à pélvis.
Evite usar panelas de alumínio. É possível que traços mínimos de alumínio possam exacerbar a constipação.


PREVENÇÃO

Siga as diretrizes alimentares dadas nessa seção. Estimule seu filho a beber muita água mineral e outros líquidos e comer uma dieta rica em fibras. Frutas, verduras e cereais integrais devem ter um lugar de destaque no cardápio.
Estimule seu filho a praticar exercícios físicos. Limite o tempo em que seu filho vê televisão!
Dê ao seu filho uma dose de Lactobacillus acidophilus ou bifidus, uma vez ao dia, durante uma mês, para manter a flora intestinal.
Estimule seu filho a conhecer e a responder rapidamente às suas necessidades orgânicas. Explique que prender a evacuação dificulta o movimento intestinal e causa dor. Quando a criança pequena demonstrar vontade de ir ao banheiro, responda o mais rápido possível.


QUANDO CONSULTAR O MÉDICO SOBRE CONSTIPAÇÃO

O bebê constipado que esteja vomitando, sinta mal-estar e/ou não queira mamar, deve ser examinado pelo médico.

Se seu filho tiver fortes dores quando evacuar, se houver sangue nas fezes ou se você perceber um corte próximo ao reto do seu filho, consulte seu médico.

Se seu filho desenvolver constipação crônica ou persistente, deve ser examinado pelo médico.

Em alguns casos, a constipação pode ser sinal de um problema interno, como obstrução intestinal. Certos problemas de saúde sérios, inclusive intoxicação por chumbo e hipotireoidismo, também podem causar constipação crônica.

A constipação crônica, mesmo quando não está relacionada a nenhum problema subjacente, deve ser considerada com seriedade pois pode levar à perda do tônus muscular nos intestinos, dando início a um problema que pode durar a vida toda.

SAÚDE INFORMAÇÕES

Nenhum comentário: