4.22.2010

Golpe usa falsa notícia sobre vacina contra H1N1 para infectar PC

E-mail circula com link que pode levar usuário a baixar códigos maliciosos. Armadilha associa a marca do G1 a falsa notícia sobre mortes após vacinação.

E-mails com notícias falsas sobre a vacina e a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 circulam pela internet com o objetivo de fazer o internauta clicar em um link e inadvertidamente infectar o computador com programas maliciosos.

Em uma das mensagens, que usa o nome do G1, os golpistas afirmam que 15 pessoas já morreram após tomarem a vacina contra a gripe A, chegando a citar nomes, idades e locais onde moravam essas supostas vítimas.

A mensagem tenta convencer o internauta a clicar em um link, que supostamente o direcionará a um abaixo-assinado contra a campanha de vacinação. Na verdade, o link aponta para um endereço desconhecido, que nada tem a ver com o do site de notícias (para conferir isso, basta “estacionar” o mouse em cima do link).

Golpes desse tipo são chamados de phishing scam. Com essa tática, golpistas enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.

Do G1, no Rio

Nenhum comentário: