4.22.2010

Hipotireoidismo

Hipotireoidismo, o que é?
O hipotiroidismo é uma condição resultante da diminuição de hormônios tireoidianos, resultando em uma desaceleração generalizada do metabolismo corporal. É freqüente a ocorrência de hipotireoidismo nas pessoas, podendo acometer do recém-nascido ao idoso.

Pessoas com a tireóide preguiçosa podem sentir-se cansadas e/ou deprimidas, ganhar peso inexplicavelmente, ter dor nas articulações e períodos menstruais irregulares e/ou problemas de fertilidade, reflexos lentos, queda de cabelo, pele ressecada, prisão de ventre, unhas quebradiças, perda de libido e outros. Doença cardíaca, psicose, e, até mesmo o coma, podem ser consequências de longo prazo.

Os sintomas variam de pessoa para pessoa e são comuns a outras doenças, o que significa que o diagnóstico correto pode deixar de ser feito. Se ficar sem tratamento, a doença pode levar a complicações mais sérias ou a problemas de saúde de longo prazo.

A levotiroxina é contraindicada em casos de infarto recente do miocárdio e os hormônios tireoidianos podem potencializar os efeitos de anticoagulantes. Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Há várias causas distintas para o hipotiroidismo, sendo que a mais comum é a tiroidite de Hashimoto. Outra causa comum é a terapia com radioiodo para o hipertiroidismo. A deficiência de iodo na dieta também pode causar hipotiroidismo, porém sua prevalência tem diminuido em todo o mundo devido aos programas governamentais de adição de iodo à alimentação (especialmente ao sal de cozinha). Neste caso em que existe uma deficiência de Iodo na alimentação que causa o referido hipotiroidismo, a menor taxa de T3 e T4 circundantes no sangue vão estimular a produção de TSH sendo a causa de hipertrofia da tiróide, chamado de [bócio] por defeciência de Iodo. O hipotiroidismo é uma complicação comum na Síndrome de Down.


Sintomas do hipotiroidismo

Adultos
Fala lenta e rouca para algumas pessoas, memória prejudicada, pele seca, cabelo seco, sensibilidade aumentada ao frio e calor, obesidade e ou ganho de peso, depressão (especialmente grave em idosos), anemia, metabolismo muito lento, obstipação (prisão de ventre), fadiga, falta de fôlego, necessidade de sono aumentada, perda de desejo sexual, dor em articulações e músculos, palidez, irritabilidade, ciclos menstruais anormais, infertilidade ou dificuldade de engravidar, colesterol elevado. Perda da auto-estima. Mau-humor acentuado. Dor de cabeça, mudanca de apetite (comer demais ou de menos). Dificuldade de concentração. Queda ou aumento de pressão. Caso haja muita alteração dos níveis pressóricos o cardiologista deve ser consultado.

Crianças
Idade muito nova: vontade constante de defecar, constipação, ronco, sono em excesso. Fase em que começa a andar: abdome protuberante, pele seca, dentes demorando a nascer. Depois de começar a andar: falta de crescimento normal, estatura anormalmente pequena para a idade, inteligência abaixo do normal para a idade, sonolência, intolerância ao frio.

A maioria dos neonatos tem aparência normal ao nascimento e <10% são diagnosticados com base nas manifestacões clínicas, que consistem em icterícia prolongada, problemas alimentares, hipotonia, macroglossia, atraso na maturação óssea e hérnia umbilical. É importante assinalar a ocorrência de lesão neurológica permanente se o tratamento for tardio. Outras mal formações congênitas, particularmente cardíacas, são quatro vezes mais comuns no hipotireoidismo congênito.

Tratamento de hipotiroidismo
Advertência: A Wikipedia não é um consultório, nem uma farmácia.
Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde. As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.

Reposição hormonal com levotiroxina (L-T4). O tratamento associando T4 e T3 não tem sido recomendado, pois a maior parte dos ensaios clínicos não demonstra benefícios (o T4 administrado é convertido perifericamente em T3, o hormônio ativo).

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipotiroidismo"

Nenhum comentário: