4.22.2010

Mais chances para se vacinar: gripe suína

No posto de saúde Oswaldo Cruz, Centro, várias pessoas aproveitaram para tomar vacina antes do feriado | Foto: João Laet / Agência O Dia

Alguns municípios, inclusive o Rio, ampliaram prazo de imunização contra gripe suína para jovens e doentes crônicos, que têm comparecido pouco aos locais de aplicação das doses. Postos abrem amanhã e sábado na cidade


Rio - Quatro em cada 10 brasileiros que deveriam ser vacinados contra a gripe suína, mas não foram imunizados, afirmam que “não tiveram tempo”, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. No entanto, doentes crônicos, crianças com idades entre 6 meses e 2 anos e adultos com idades entre 20 e 29 anos terão mais uma chance de se vacinar contra a doença que já matou 2.051 pessoas no Brasil. Várias prefeituras do País decidiram ampliar o prazo para estes públicos, que iria até sexta-feira. No Rio, a vacinação foi prorrogada para 7 de maio. Em Niterói, irá até o dia 21.


No posto de saúde Oswaldo Cruz, Centro, várias pessoas aproveitaram para tomar vacina antes do feriado | Foto: João Laet / Agência O DiaCoordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, Cristina Lemos afirma que no Rio todos os postos de saúde funcionarão das 8 às 12h amanhã e sábado. “Os que trabalham e estudam, e têm dificuldade para se vacinar, podem aproveitar esses dois dias”, diz. Em Niterói, porém, os postos fecham de hoje a domingo.

Segundo a pesquisa, 7% dos brasileiros têm medo de tomar a vacina. A comerciária Juliana Ferreira, 27 , garante que não há razão. “É rápido e não dói. No ano passado, fiquei com medo de ter a gripe suína, principalmente porque tenho dois filhos e não queria que eles ficassem doentes porque o risco era grande”, contou Juliana, que foi vacinada ontem.

No ano passado, das 2.051 mortes por gripe suína, 1.539 (75%) ocorreram em doentes crônicos. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos. Entre as grávidas, a mortalidade foi 50% maior que na população geral.E as crianças menores de 2 anos tiveram a maior taxa de incidência da doença no ano passado —54 casos por 100 mil habitantes. “Por isso eles precisam ser vacinados”, disse Gerson Pena, secretário nacional de Vigilância em Saúde. “A população deve ficar atenta ao calendário e não deixar para a última hora. Garantir a sua imunização agora é a certeza de que não terá problemas quando chegarmos nos meses de maior transmissão”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

ATENÇÃO

IDOSOS
Começa sábado a campanha de vacinação contra gripe suína de idosos com doenças crônicas, como diabete, doenças do coração, pulmonares, nos rins e no sangue. Os que preferirem, no entanto, poderão ser vacinados contra as duas gripes — suína e comum — a partir do dia 8 de maio, quando começa a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum.

ADULTOS
Pessoas com idades entre 30 e 39 anos devem ser vacinadas contra a gripe suína entre os dias 10 e 21 de maio.

REDE PARTICULAR
Clínicas particulares credenciadas estão aplicando a vacina. A dose, que protege contra a gripe suína e outros dois tipos de gripe comum, custa entre R$ 100 e 160 a dose. Crianças precisam de duas doses, com intervalos de um mês.

GRÁVIDAS
Podem ser vacinadas até o último dia da campanha, em 21 de maio. Não é preciso comprovar a gravidez.

POR PÂMELA OLIVEIRA
O Dia

4 comentários:

Ministério da Saúde disse...

Emerson,
O Ministério da Saúde adverte que os e-mails que estão circulando na Internet contrários à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 trazem informações falsas que não condizem com a realidade. Além de serem prejudiciais à saúde pública do país, eles tratam de especulações. Não é verdade. O fato é que mais de 300 milhões de pessoas já foram vacinadas com esta vacina no Hemisfério Norte, sem qualquer efeito colateral grave. A vacina é eficaz, segura e protege a população.

E-mails e boatos irresponsáveis como esses ocorrem em todas as campanhas realizadas pelo mundo. Fato semelhante ocorreu no Brasil, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola. Naquela época, circularam na internet boatos de que, ao invés de imunizar a população, o Governo brasileiro pretendia esterilizar as pessoas em idade reprodutiva para fazer controle de natalidade. Mas, felizmente, a campanha foi um sucesso e o Brasil está prestes a receber o certificado de País Livre da Rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita. Graças às campanhas de imunização, o Brasil também está livre da Poliomielite e da Varíola. Teorias de conspirações como essas servem apenas para provocar pânico na sociedade. O Ministério da Saúde orienta que, ao receber um e-mail com igual teor, encaminhe a todos os destinatários esta resposta oficial, para que informações falsas não possam tomar maiores proporções, prejudicando o funcionamento de campanhas importantes à saúde dos cidadãos. Para obter informações verídicas sobre a campanha, acesse canais oficiais como o Portal da campanha do Ministério da Saúde www.vacinacaoinfluenza.com.br ou o site da Organização Mundial de Saúde (OMS) www.who.int.

Em caso de dúvidas: fernanda.scavacini@saude.gov.br

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Fernanda

"boaspraticasfarmaceuticas" concorda e apoia integralmente as açõs do MS no combate a epidemia da gripe suina.
Saudações
Antonio Celso Brandão

Unknown disse...

Emerson,

A campanha de vacinação comprova a eficiência e segura da vacina.

Foram mais de 400 milhões de pessoas vacinadas nos países do Hemisfério Norte, e 81 milhões de pessoas no Brasil, não podemos de maneira alguma ir contra esses dados. A vacina é segura e tem se confirmado isso de maneira continua e permanente. Não temos no Brasil nenhum caso de complica grave ou morte provocada pela vacina. O que existe são teorias e boatos irresponsáveis que estão colocando a vida das pessoas que acreditam nessas especulações em risco. Já tivemos casos de pessoas que estavam no grupo de risco, ou seja, que deveriam ser vacinas e não foram, infelizmente essas pessoas que deveriam estar imunizadas não estava e foram atacadas pelo vírus, e o resultado foi lamentável, essas pessoas morreram. O Ministério da Saúde tem feito um trabalho sério e dedicado aajudar as pessoas a se protegerem do vírus que já matou milhares de pessoas no mundo, não iríamos de maneira alguma, colocar em risco a saúde do brasileiro com um vacina que não oferecesse a devida segurança. A vacina é SEGURA, o que existe na internet são especulações que não são verdadeiras.

Não podemos associar todas as manifestações que ocorrem com uma pessoa como procedentes da vacina. Casos como esse são devidamente investigados para averiguar realmente a ligação de reações como esta, com a vacina Influenza H1N1.

Mais informações:
comunicacao@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

Unknown disse...

Antonio Celso,

Nós que agradecemos seu interesse e apreço pelo nosso trabalho. O objetivo principal da presença do Ministério da Saúde nas redes sociais é esclarecer as dúvidas dos cidadãos e orientá-los. Para conhecer mais sobre o nosso trabalho acesse:www.vacinacaoinfluenza.com.br

Mais informações:
comunicacao@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde