5.03.2010

CRISES DE ASMA



Meta da OMS é reduzir em 50%, até 2015, as internações causadas pela doença que afeta cerca de 5% dos brasileiros

Reduzir em 50% o número de internações por asma em todo o mundo nos próximos 5 anos. Essa é a meta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) lança amanhã, Dia Mundial da Asma.

Cerca de 5% dos brasileiros sofrem do problema, segundo o IBGE. Chiado, dor no peito, falta de ar, tosse e dificuldade para respirar são os sintomas.

Não são só os adultos que sofrem com o transtorno.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, de cada dez crianças, duas têm o problema.


Bruno, de 7 anos, controla a doença com vários medicamentos e consegue ter uma boa qualidade de vida


“As crianças sofrem mais com nariz entupido, sintomas de gripe e resfriado e chiado no peito.

O médico deve avaliar os sintomas e o histórico familiar para fazer o diagnóstico e começar o tratamento”.


As crises asmáticas são mais frequentes no outono e no inverno, quando os brônquios, que fazem parte do tecido pulmonar, estão mais suscetíveis a inflamações por vírus.
“Sabe-se que entre 50% e 60% das crianças não vão apresentar sintomas de asma quando adultas. Mas é importante ressaltar que a doença não tem cura e deve ser controlada”.


LIMPEZA E MEDICAMENTOS
Prado lembra que o controle deve começar pelo cuidado com o ambiente onde a criança vive: a casa deve ser ventilada e limpa. “A segunda etapa do tratamento é o uso de broncodilatadores. O mais usado hoje é o aerossol, conhecido como bombinha.

Para crianças com menos de 8 anos, o ideal é usar o medicamento com um aparelho espaçador (tubo que conecta o aerossol à máscara), uma vez que a criança ainda não tem coordenação para inalar o remédio de maneira satisfatória”.
Ele ressalta que, quando a manifestação da doença é mais grave, também são utilizados anti-inflamatórios. É o caso de Bruno Mantovani, 7 anos. Desde os 2 anos, faz tratamento com broncodilatadores, anti-alérgicos e anti-inflamatórios.
“A qualidade de vida do Bruno melhorou muito. Há algum tempo ele não sofre crise. Ele pratica exercícios físicos, joga futebol, faz natação. Mas gosta mesmo é de videogame”.


EVITE :
VENTILADOR

Evite o uso de ventiladores, que espalham a poeira. Prefira ar-condicionado, mas não deixe que a temperatura fique muito baixa.


CHEIRO FORTE

Mantenha os pequenos longe de cheiros fortes, como os de desinfetantes e de detergentes.


VASSOURA

Para limpar a casa, use panos úmidos. Vassoura, espanador e aspirador de pó espalham os ácaros.


JANELA FECHADA

Mantenha as janelas e portas abertas. O ambiente deve ser ventilado.


CIGARRO

Não fume e mantenha seu filho longe da fumaça do cigarro. Além de asma, o tabagismo é responsável por inúmeras doenças.


ROUPA DE CAMA USADA

Troque a roupa de cama da criança ao menos duas vezes por semana. Forre colchão e travesseiros com material impermeável antiácaro, que pode ser comprado em lojas especializadas.
O Dia

Clarissa Mello

Nenhum comentário: