5.06.2010

CUIDADOS COM A MAQUIAGEM

Maquiagem causa cálculo no olho
Excesso de pintura criou pedra nos olhos de modelo chinesa. Especialistas alertam para uso excessivo e sem cuidados de cosméticos que podem levar a sérios problemas nos olhos, como infecções oculares e terçol, e na pele
Rio - Seja por vaidade ou necessidade, o uso diário, exagerado e sem cuidados, de maquiagem pode acarretar problemas à pele. E, principalmente, aos olhos. Na China, uma modelo da cidade de Wuhan foi diagnosticada com cálculo (pedra) nos olhos por causa do uso exagerado de cosméticos. Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, o cálculo ocular é uma das consequências da blefarite (inflamação na pálpebra) seborreica. “Temos uma série de glândulas na margem interna da pálpebra. Os produtos usados de forma excessiva e contínua começam a alterar as glândulas, levando-as a inchar e formando concreções calcárias, pedras na pálpebra”, explica.No caso da jovem chinesa, a qualidade da maquiagem não foi o agravante do problema, já que a modelo usava produtos de marcas reconhecidas. Entretanto, deve-se ter muita atenção com o aspecto e validade. Segundo Queiroz, usar maquiagem velha deixa a pele suscetível à ação de bactérias que podem, inclusive, migrar para os olhos.“A maquiagem vencida é propensa à proliferação de micro-organismos que podem crescer e viver nestes produtos”, alerta Queiroz. Outro cuidado a ser tomado quando o assunto é maquiagem são os demaquilantes. Mesmo oftalmologicamente testados, os produtos não devem entrar em contato com os olhos. “Se entrarem em contato com o olho podem alterar o Ph lacrimal. O ideal é usar produtos com Ph neutro, como os xampus para bebê”, diz o oftalmologista.Além do cálculo, o excesso de maquiagem pode causar outros danos aos olhos e à visão. O aumento do risco de infecções oculares, alterações na córnea e terçol são alguns dos problemas.“O uso exagerado de maquiagem na pele oleosa prejudica os olhos e ainda entope os poros, não deixando a pele respirar”, completa a dermatologista Annie Levy.
Jovem demorou para procurar médico
A modelo, diagnosticada com cálculo (pedras) nos olhos pelo uso e excessivo na produção, é da cidade de Wuhan, na China. De acordo com o jornal local, o ‘Wuhan Evening News’, a jovem gastava 30 minutos diários para se maquiar e, segundo os médicos, não removia a produção corretamente antes de ir dormir.A jovem se dizia “muito ocupada” e não foi ao médico quando começou a sentir o incômodo. Por isso, as pedras cresceram ainda mais, informou o jornal.
TOME NOTA
Evite o mesmo produto se sentir incômodo ao usá-lo.Ao fazer a maquiagem diária, evite passar na parte interna dos olhos. O produto deve ser usado dos cílios para fora. Ao terminar, lave os pincéis e esponjas.
Toda noite, a maquiagem deve ser removida cuidadosamente. Para isso, qualquer que seja o demaquilante, movimentos devem ser feitos sempre em direção ao nariz. Xampu para bebês o menos agressivo.Evite compartilhar a maquiagem com outras pessoas. O compartilhamento pode provocar contaminação pelo contato com a mucosa ocular.As maquiagens cremosas que contêm óleo na fórmula devem ser evitadas por todas as mulheres com esse tipo de pele.Maquiagem boa: já são encontrados produtos com vitaminas, livres de óleo e com fator de proteção solar.
O Dia

Nenhum comentário: