5.07.2010

Dicas de motivação para emagrecer



Como a pessoa pode estar sempre motivada para agir em seu benefício e das pessoas que a cercam? Como superar as dificuldades próprias da vida?


A resposta é bem conhecida: a pessoa deve estar preparada para transpor os obstáculos e conquistar os seus objetivos. Essa resposta parece simples, mas na verdade não é. Há inúmeros fatores intelectuais e emocionais que influenciam a motivação e que impulsionam ou não a pessoa a agir adequadamente a seu favor.

1- A maneira como cada indivíduo lida com suas emoções dificulta ou favorece a sua capacidade de pensar, de superar os seus problemas e de alcançar os seus objetivos. A imagem que cada um tem de si mesmo regula a energia interior necessária para as ações.

Quando alguém se considera incapaz de fazer algo, fica muito difícil fazê-lo. Muitas pessoas desanimam facilmente, pois o desânimo tem grande poder de sedução e o derrotismo e o vitimismo podem ser tentadores.

2- Durante a vida fazemos nossas escolhas e cometemos erros e acertos. Quanto mais escolhas fizermos e nos responsabilizarmos por elas, mais capacitados ficaremos para agir corretamente. Quanto mais culparmos os outros por nossas escolhas erradas, menos autônomos e mais dependentes seremos. Manter vínculos com pessoas capazes de dar apoio e estímulo para novas conquistas pode ajudar na superação dos problemas, mas não se deve esperar que façam o papel de tábua de salvação. Cada pessoa deve encontrar a melhor solução para si mesma.
O auto-conhecimento é a base para qualquer mudança de vida e muitas vezes a ajuda de um psicólogo pode facilitar esse processo.

3- A psicologia tomou emprestado da física o conceito de resiliência, que é a capacidade de um material resistir a impactos sem quebrar, para explicar a capacidade que algumas pessoas possuem de lidar com problemas e impulsionar sua vida quando confrontadas com adversidades. As pessoas que superam as próprias fraquezas e buscam forças para atingir seus objetivos constituem um exemplo de alta resiliência.
““Para liberar a energia necessária para a realização de um objetivo, a verdadeira motivação deve ter origem numa necessidade interior, vinda da própria pessoa.”
Toda tentativa de mudança pode produzir insegurança, medo e desejo de manter a rotina já estabelecida. Não adianta a pessoa reclamar do destino, ao invés de tentar mudar e começar algo novo. Se nada for feito, a tendência é de maior agravamento dos problemas dia após dia, podendo surgir sintomas de angústia, depressão, úlcera, labirintite e outros distúrbios psicossomáticos.
4- Por que muitas pessoas obesas ou com sobrepeso têm tanta dificuldade em perder peso? Porque provavelmente repetem práticas comportamentais e emocionais que dificultam o emagrecimento. De forma simplificada, podemos dizer que essas pessoas ficam presas num círculo vicioso que as impede de atingir seus objetivos. Por isso é importante reagir, começar agora a mudar a situação indesejada: estudar, trabalhar, cuidar da saúde, estabelecer relações prazerosas, adquirir novos hábitos de vida, organizar-se.
Para liberar a energia necessária para a realização de um objetivo, a verdadeira motivação deve ter origem numa necessidade interior, vinda da própria pessoa. A tentativa de realizar expectativas ou sonhos alheios não funciona.
Só é possível comprometer-se com objetivos se eles forem pessoalmente desejados.

5- O emagrecimento duradouro não combina com alimentação sem prazer ou com guerras diárias contra o desejo e a gula. Por isso, a perda de peso ou a manutenção do peso desejado é acima de tudo um processo contínuo, através do qual a pessoa incorpora hábitos saudáveis progressivamente, os quais deverão ser mantidos de forma consciente e prazerosa.

Todos os que estão sem motivação para adotar um estilo de vida mais saudável, devem parar para pensar e reconhecer que a reeducação alimentar e a rotina de exercícios físicos são escolhas que trarão grande bem-estar físico e mental. Ao sentir os benefícios da mudança de comportamento, farão a si mesmos a pergunta: como eu
podia viver daquela forma?
Cyberdiet
As 5 Regras de Ouro do Emagrecimento
Se você está disposto a emagrecer, deve estar se perguntando o que deve fazer para alcançar este objetivo

Comer de forma moderada e fazer exercícios físicos são, certamente, atitudes necessárias para a perda de peso. Entretanto, apenas isto não basta, pois outros fatores podem vir a interferir no processo de emagrecimento. Assim sendo, abaixo estão listadas as 5 regras de ouro para a perda de peso:
1-) Avalie se você possui algum problema orgânico: considerando que o emagrecimento depende do ritmo metabólico do organismo, é importante que você se certifique de que não possui nenhum problema físico que possa interferir na perda de peso. Um organismo que funciona de
maneira correta, deve responder, mais cedo ou mais tarde, aos esforços da reeducação alimentar. Se você perceber que, mesmo com uma alimentação correta e com a realização de exercícios físicos, o emagrecimento não acontece, é hora de consultar um médico para avaliar o problema.
2-) Trate as dificuldades emocionais: o emagrecimento pode ser muito prejudicado pela presença de problemas emocionais. Transtorno de ansiedade, depressão, compulsão alimentar e transtorno bipolar são algumas doenças que trazem grande prejuízo à vida do indivíduo e que têm forte impacto sobre a perda de peso. Todos estes problemas podem ser tratados, desde que um psicólogo ou psiquiatra seja consultado.
3-) Tenha auto-disciplina e constância: o processo de emagrecimento depende da reeducação dos hábitos alimentares e da realização de exercícios físicos. Tudo isto exige uma reorganização da rotina e das práticas diárias. O sucesso destas mudanças depende da auto-disciplina e da constância das atitudes. Sem elas, o emagrecimento não passará de uma simples intenção.
“Com estas 05 regras em mente você poderá transformar em realidade o emagrecimento que tanto deseja!”
4-) Promova o envolvimento familiar: é importante que a família esteja ciente e contribua com a sua decisão de emagrecer. Obviamente, não é necessário que toda a família adote hábitos semelhantes aos seus, mas ela deve estar disposta a colaborar e facilitar seu processo de emagrecimento.
5-) Saiba perdoar os próprios erros: Ainda que você adote novos hábitos e que se esforce para manter a constância de suas atitudes, é importante que você compreenda que lapsos e recaídas fazem parte do processo de emagrecimento. Se você cometer algum deslize não o encare como uma derrota: tente compensar o excesso com exercícios físicos e volte a se alimentar de forma saudável. Aprenda com os erros e siga em frente!
Com estas 05 regras em mente você poderá transformar em realidade o emagrecimento que tanto deseja!
Flávia Leão Fernandes

Nenhum comentário: