8.20.2010

Casos de Sarampo no Brasil

Rio Grande do Sul e Pará registram casos de sarampo
Se confirmados, chega a cinco número de casos importados neste ano.
Brasil interrompeu circulação do vírus autóctone do sarampo em 2000.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou, em exames preliminares, casos de sarampo em duas crianças, de 11 e 12 anos. As suspeitas são agora investigadas pelo Ministério da Saúde, segundo nota divulgada na quinta-feira (19). No início de agosto deste ano, três casos importados de sarampo foram confirmados no Pará.

Os exames iniciais que confirmaram o sarampo no Rio Grande do Sul foram realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do estado (Lacen/RS). Para concluir o diagnóstico, o material foi encaminhado para o Laboratório de Referência Nacional para sarampo, na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. O resultado está previsto para a próxima semana.

Segundo o Ministério da Saúde, os dois irmãos estiveram com a família em Buenos Aires, de 22 a 28 de julho. De acordo com a família, eles não foram vacinados por serem alérgicos a ovo. Os três irmãos que tiveram sarampo no Pará também não haviam sido vacinados contra a doença.

saiba mais

Pará suspeita de sarampo em jovem de 19 anos Brasileiro precisa se vacinar contra sarampo para ir à Inglaterra Os dois casos no Sul do país foram notificados ao Ministério em 17 de agosto, e desde então autoridades locais de saúde buscam casos suspeitos de sarampo nos lugares frequentados pelas crianças.

O Brasil interrompeu a circulação do vírus autóctone (com transmissão dentro do país) do sarampo em 2000. Desde então, foram registrados cinco eventos (grupo de casos relacionados) de sarampo no país, todos importados. Os últimos casos da doença foram registrados em 2006, segundo o Ministério.

Doença
De acordo com o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por vírus, de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. No início da doença o paciente apresenta febre, tosse, catarro e conjuntivite. Depois, esses sintomas são acentuados, com o aparecimento de manchas avermelhadas na pele.

Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade.

G1.com

Saiba ainda

20/08/2010 16h51 - Atualizado em 20/08/2010 17h06

Ministério da Saúde reafirma que sarampo foi eliminado do Brasil
Não há circulação interna do vírus, diz nota oficial.
‘Todos os casos registrados nos últimos dez anos são importados.’

O Ministério da Saúde divulgou nota nesta sexta-feira (20) reafirmando que “continua eliminada do território nacional” e esclarecendo que só Pará e Rio Grande do Sul registraram caso suspeito de sarampo.

saiba mais

Rio Grande do Sul e Pará registram casos de sarampo A explicação para esses casos, segundo a pasta, é que os pacientes foram infectados fora do país ou contaminados por estrangeiros que vieram ao Brasil, já que não há circulação interna do vírus.

"Todos os casos que têm sido registrados nesses últimos dez anos são importados”, afirma nota oficial.

Ainda segundo o governo, a vacinação contra o sarampo faz parte do calendário de rotina da criança, com cobertura acima de 99%, o que serve como barreira à reintrodução da doença no país.

A doença ainda existe em alguns países da Europa (houve surtos na Inglaterra, França, Itália e Holanda), Ásia e África (como a África do Sul).

Os sintomas são semelhantes aos da dengue e herpes, por exemplo, o que exige confirmação laboratorial.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por vírus, de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. No início da doença o paciente apresenta febre, tosse, catarro e conjuntivite. Depois, esses sintomas são acentuados, com o aparecimento de manchas avermelhadas na pele.

Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade.
G1.com

Nenhum comentário: