8.18.2010

Gene do happy hour

Pesquisa indica que indivíduos com alteração no DNA são estimulas a consumir bebidas alcoólicas quando vêem outras pessoas bebendo

Um grupo de amigos sentados à mesa de um bar geralmente acaba em abuso no consumo de álcool. Esse tipo de situação pode ter uma justificada cravada no DNA das pessoas que exageram na dose, de acordo com um estudo da Universidade Radboud, na Holanda.

A dopamina é uma substância produzida pelo organismo e que dá a sensação de prazer. Pessoas com alteração ou uma forma específica do gene receptor desse composto (DRD4) são motivadas ao consumo desse tipo de bebida quando são diretamente expostas a estímulos relacionados ao álcool, ao ver peças publicitárias ou outras pessoas bebendo, por exemplo.

Os pesquisadores reuniram um grupo de 113 pessoas em um "bar de laboratório", sob o pretexto de avaliarem uma série de comerciais. Durante uma pausa 30 minutos, eles poderiam pedir drinks com e sem álcool. Entre os participantes havia indivíduos que sabiam do verdadeiro objetivo do experimento. Como parte da estratégia do estudo, esse grupo foi orientado a fazer pedidos assim que o intervalo fosse iniciado, para estimular os demais participantes. Quando os cúmplices da pesquisa consumiram três ou quatro bebidas, as pessoas com variação no gene beberam até duas vezes mais do que aqueles sem alteração no DNA. Essa diferença comportamental não ocorreu quando o cúmplice bebeu apenas uma bebida.

"Nós constatamos que predisposição genética só foi acionada quando os cúmplices estavam bebendo álcool", explica Helle Larsen, autora do estudo, à VivaSaúde. A alteração no DNA dos participantes foi contatada através de exames da saliva dos participantes recolhida no dia do experimento. A pesquisa foi publicada no periódico Psychological Science.
Por Ivan Alves

Nenhum comentário: