8.18.2010

Maioria dos brasileiros acredita que frio é causa de gripe e resfriado


Mais de 80% dos brasileiros acham que o frio causa ou piora gripes e resfriados. Essa é apenas uma das noções erradas disseminadas sobre as doenças respiratórias contagiosas mais comuns.

Tanto a gripe quanto o resfriado são causados apenas por vírus. "A maior prevalência no inverno é em razão do aumento da aglomeração de pessoas em locais menos ventilados, facilitando a disseminação do vírus e a contaminação", diz a pneumologista Jussara Fiterman.

Pesquisa do Datafolha para a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia mostrou que os brasileiros estão mal informados sobre essas doenças. "As pessoas não têm ideia de como prevenir e tratar", diz Fiterman, que preside da entidade.

Para ela, o desconhecimento dos sintomas mais importantes dificulta o diagnóstico. "Se detectamos logo os sinais de gravidade, é mais fácil controlar as complicações", afirma.

Infecção causada pelo vírus Influenza, a gripe pode evoluir para pneumonias e insuficiência respiratória. Em casos mais graves, pode levar à morte.

Isso não acontece nos resfriados, outra doença respiratória contagiosa. A pesquisa também mostrou que a maioria das pessoas não sabe distinguir uma da outra.

DIFERENÇAS

Resfriados se manifestam nas vias aéreas superiores e não causam um comprometimento geral da saúde importante. Os sintomas desaparecem em cerca de quatro dias.

A gripe, além de causar dor muscular, febre alta e fadiga, pode atingir todo o sistema respiratório, incluindo brônquios e pulmões.

"As pessoas também confundem manifestações alérgicas, como asma ou rinite, com gripe e não tratam a alergia", diz Fiterman.

Por causa dessa confusão, muitas pessoas atribuem causas erradas à gripe.

Na pesquisa, 54% apontam o ar-condicionado, e 50% pó ou poeira como fatores de risco. E 63% acreditam que não fumar é a principal medida preventiva.

Fiterman ressalva que não fumar é muito importante para a saúde respiratória, mas não é fator determinante na disseminação da gripe.

AUTOMEDICAÇÃO

A desinformação dificulta a prevenção. Além da vacina (só serve para a gripe), as medidas mais importantes são evitar aglomerações, em especial locais fechados, e lavar as mãos com frequência.

Outro aspecto importante levantado na pesquisa foi o alto número de pessoas que se automedicam quando estão gripadas ou resfriadas: 43% afirmam tomar remédios por conta própria e 39% usam receitas caseiras.

IARA BIDERMAN
Folha de São Paulo

Nenhum comentário: