8.18.2010

Dor na coluna : Voce ainda vai ter uma

Achou estranho o nosso título aí em cima? Saiba que a constatação é da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela garante que, por conta de nosso estilo de vida, 80% da população mundial tem, teve ou terá pelo menos um episódio de dor nas costas. Ficar fora dessas estatísticas é possível, mas você precisa começar a se cuidar já!

Quem nunca acordou "travado" ou sentiu ao menos uma "fisgada" na coluna, depois de um dia intenso de trabalho, pode se considerar parte de uma parcela privilegiada da população. Isso porque os problemas de coluna, nos últimos anos, têm sido cada vez mais frequentes. No País, a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD/IBGE), de 2008, mostrou que a dor nas costas é uma das queixas mais comuns, tendo sido relatada como a enfermidade que mais incomoda a 13,5% dos entrevistados.

O fator complicador é que 68% das pessoas que sofrem de dores na coluna, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), não procuram tratamento e investem em terapias que oferecem alívio rápido, porém, não definitivo. O resultado da adoção de práticas paliativas, durante um tempo prolongado, no entanto, é a piora gradativa do mal. "Como não se trata a causa, esses problemas acabam evoluindo para quadros mais graves e de tratamento mais complicado", alerta o neurocirurgião Luiz Pimenta, professor da Universidade da Califórnia, em San Diego (UCSD), e presidente da Sociedade Mundial de Coluna.

Com a ajuda do neurocirurgião e de outros especialistas, a VivaSaúde chegou às nove estratégias que ajudam a proteger a coluna e a combater os problemas que já se instalaram até aqui. Tire proveito.

Alongar Sempre
Já reparou como gatos e cachorros esticam o corpo todo antes mesmo de dar o primeiro passo, todos os dias, pela manhã? Segundo os especialistas, seria ótimo se os homens pudessem copiar esse bom hábito dos seus melhores amigos. "Quando feitos no início do dia, os exercícios de alongamento servem para ativar a musculatura do corpo, preparando-o para as tarefas que serão realizadas na sequência", esclarece o neurocirurgião Luiz Pimenta. Mas não vale investir só no alongamento matinal e passar as outras tantas horas restantes sem dar atenção ao seu corpo. É fundamental levantar-se pelo menos a cada 1h30 se você trabalha sentado.

Para quem fica em pé o dia todo, o ideal seria conseguir alguns minutos de repouso, também em um espaço de tempo inferior a duas horas, para sentar-se e até colocar as pernas para cima. Nessas pequenas pausas, também é interessante levantar os braços para o alto, estender as pernas, girar o pescoço, os punhos, os calcanhares, além de caminhar lentamente e de forma descompromissada pelo corredor. São cuidados simples e que, ao longo dos anos, farão toda a diferença. Atualmente, diversas práticas aliam os benefícios do alongamento a outros ganhos para a saúde física e mental. É o caso da ioga e do pilates, que favorecem o fortalecimento, trabalhando, em paralelo, a flexibilidade muscular.

Nenhum comentário: