8.17.2010

Doença rara faz menino parar de respirar toda vez que dorme

Adormecer não é tão arriscado para ninguém como para o menino britânico Liam Derbyshire, de 11 anos. Uma doença rara de nascença faz com que ele pare de respirar durante o sono e o obriga a usar um respirador artificial sempre que dorme. As informações são da BBC.

Ele sofre de uma condição chamada hipoventilação central congênita, ou síndrome de Ondine, que pode levar à morte durante o sono. Liam, que também superou um câncer na infância e tem um sistema gástrico subdesenvolvido, precisa usar permanentemente um tubo de traqueostomia o encaixe do respirador.

Sempre que sai de casa, precisa levar um respirador portátil, movido a pilhas, para o caso de adormecer longe de sua cama.

Liam Derbyshire tem uma aparência saudável | Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'

Liam tem sempre de estar ligado a um respirador portátil quando dorme | Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'
Liam Heathfield frequenta escola especial em Fareham, Hants, e tem que usar permanentemente um tubo de respiração de traqueostomia no pescoço.

Apesar de todas as dificuldades, Liam vem desafiando os prognósticos dos médicos, que disseram aos seus pais, após o nascimento, que ele não chegaria às seis semanas de vida.

Com algumas limitações, o garoto tem uma vida praticamente igual à de qualquer menino de sua idade. "Todos os dias os médicos se espantam com a condição física dele. Liam desafiou todos os prognósticos", afirma a mãe do garoto, Kim, de 50 anos.

O Dia

Nenhum comentário: