8.21.2010

Promessa do Governador do Rio

Sérgio Cabral sinaliza para a instalação de UPP na Rocinha e no Vidigal em breve
Rio - Em nota divulgada na tarde deste sábado, o governador Sérgio Cabral sinalizou para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Rocinha e no Vidigal em breve. Atualmente, a cidade conta com 12 UPPs: Cidade de Deus, Batan, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, Andaraí, Borel, Salgueiro, Turano, Chapéu-Mangueira/Babilônia, Formiga, Providência, Salgueiro, Santa Marta e Tabajaras/Cabritos.
Policiais em frente ao hotel invadido por bandidos Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia
"Importante destacar a ação da polícia (sobre o intenso confronto entre a polícia e traficantes em São Conrado). Firme, profissional e com efetividade. Não temos nenhuma ilusão, desde o primeiro dia de Governo, sobre o tamanho do nosso desafio. Mas temos a convicção de que estamos no caminho certo. Em breve, o povo do Vidigal e o povo da Rocinha estarão livres do poder paralelo", disse Cabral.
Tiros, pânico e morte em São Conrado
Na manhã deste sábado, uma mulher morreu e sete pessoas ficaram feridas - entre elas, três policiais militares - depois de um intenso tiroteio nas ruas de São Conrado, nas proximidades da Favela da Rocinha, na Zona Sul.
A troca de tiros teve início por volta das 8h com o encontro de traficantes, que retornavam à Rocinha, com uma guarnição da Polícia Militar do 23º Batalhão (Lablon) - os bandidos voltavam de um baile funk. houve intenso tiroteio e na fuga uma mulher, identificada como Adriana Duarte de Oliveira dos Santos, foi baleada e morreu. Em tentativa desesperada para escapar dos PMs, os bandidos armados com fuzis, pistolas e granadas, invadiram o Hotel Intercontinental, nas proximidades da favela, e fizeram 35 reféns, entre funcionários e hóspedes, na cozinha do estabelecimento.Um grande esquema de segurança, com o apoio de helicópteros, foi armado pela polícia em volta do prédio. Depois de uma hora de negociação com policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o grupo foi libertado pelos bandidos, que se entregaram e foram presos. De acordo com a polícia, com o bando foram apreendidos oito fuzis, cinco pistolas, muita munição, três granadas e rádios de comunicação. A situação ficou tensa no bairro, com ruas interditadas e moradores com medo.

Nenhum comentário: