10.02.2010

Gargarejo com água salgada pode suavizar sintomas da gripe

 Nada além do tempo pode curar o resfriado comum, mas uma simples xícara de água salgada pode abrandar o sofrimento.
A garganta dolorida e coçando e a constipação respiratória são alguns dos sintomas mais comuns de um resfriado, e fazer gargarejos com água salgada parece ajudar por diversos motivos. Uma solução salina pode sugar os fluidos em excesso do tecido inflamado na garganta, reduzindo a dor, disse Philip T. Hagen, editor-chefe de "Mayo Clinic Book of Home Remedies", com lançamento programado para outubro. Hagen aponta que o gargarejo também desprende mucos espessos, o que pode remover fatores de irritação como alergênicos, bactérias e fungos da garganta.
Num estudo aleatório publicado em 2005 na revista "The American Journal of Preventive Medicine", pesquisadores recrutaram quase 400 voluntários saudáveis e os acompanharam por 60 dias durante a estação da gripe e do resfriado. Alguns dos participantes eram instruídos a fazer gargarejos três vezes ao dia. No final do período de estudo, o grupo que gargarejou regularmente mostrou um declínio de 40% nas infecções do sistema respiratório superior frente ao grupo de controle e quando eles ficaram doentes, "os gargarejos tendiam a atenuar os sintomas bronquiais", escreveram os pesquisadores.
Outros estudos também consideraram os gargarejos como úteis contra dores de garganta e constipações.
Segundo a Mayo Clinic, para melhores resultados, dissolva meia colher de chá de sal num copo cheio de água quente e faça gargarejos com a solução por alguns segundos antes de cuspir. Adultos que queiram um remédio mais palatável contra tosses e dores de garganta podem tentar misturar água quente com limão e mel. Não há a necessidade de cuspir.
ANAHAD O'CONNOR

DO "THE NEW YORK TIMES"

Nenhum comentário: