9.27.2010

Exercícios: Quem malha mais, perde mais peso

Manter o peso ideal pode exigir uma cota de sacrifício um pouco maior do que imagina a maioria das mulheres. Um estudo realizado com 34 mil voluntárias na Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que, para evitar um ganho de peso significativo a longo prazo, são necessários no mínimo 60 minutos diários de atividade física com intensidade moderada a intensa, como corrida, bicicleta, dança e outros exercícios aeróbicos.

A pesquisa tinha como objetivo avaliar a mudança de peso nas mulheres com o passar do tempo. Durante 13 anos, foram acompanhadas voluntárias com aproximadamente 50 anos de idade. A cada ano, elas eram submetidas a exames físicos e estéticos e respondiam a questionários sobre seus hábitos. Cerca de 50% das mulheres faziam menos de 150 minutos semanais de atividade física.
Os resultados mostraram que as mulheres em geral apresentam um ganho de 2,3 kg em 13 anos. Aquelas que se exercitam mais e costumam gastar uma hora por dia com atividades físicas têm menor probabilidade de engordar mais do que o esperado ao longo do tempo. Já as que dedicaram menos tempo à atividade física têm 12% a mais de chance de ganhar uma quantidade maior de peso.
Mas as mulheres que não conseguem atingir a meta de 60 minutos diários de exercício não precisam ficar desapontadas. A pesquisa mostrou que, apesar de pouco para a regulação do peso, 150 minutos de atividade física por semana já contribuem para a prevenção de diversas doenças.
Agência Estado)

Nenhum comentário: