10.02.2010

Plasma enriquecido alivia em 40% dor e rigidez da artrose

O uso de plasma enriquecido no tratamento da artrose e de outras lesões articulares alivia em 40% a dor e a rigidez associadas a estas doenças, segundo os resultados preliminares de um teste clínico divulgados nesta sexta-feira em um simpósio na cidade espanhola de Bilbao (norte).
Problemas no joelho são mais comuns em mulheres
Cientistas descobrem variante genética que causa artrite reumatóide
O denominado plasma rico em fatores de crescimento (PRGF) é obtido do próprio sangue do paciente e se aplica também em outras áreas da medicina como a implantologia oral, na qual se conseguiu realizar implantes e colocação de dentes provisórios em apenas um dia, ou nas operações de estética.
No 8º Simpósio de Implantologia Oral BTI foram apresentados em Bilbao os resultados preliminares dos primeiros seis meses de um teste clínico com PRGF dirigido pelo traumatologista e cirurgião Mikel Sánchez, especializado no tratamento a desportistas de elite.
O estudo, segundo um comunicado dos organizadores do evento, foi realizado em três centros de saúde bascos e se sustenta sobre mais de 1.500 infiltrações de plasma enriquecido praticadas em 180 pacientes.
As conclusões indicam que este tratamento diminui 40% a dor, a rigidez e a flexibilidade, e que desde o primeiro mês já se nota uma melhora funcional, em torno de 30% a 35%.
A eficácia clínica do plasma enriquecido se explica, segundo a mesma fonte, porque atua sobre o líquido sinovial que irriga as articulações, o que melhora sua qualidade, por sua vez estimula a produção de ácido hialurônico e outras moléculas bioativas.
 EFE

Nenhum comentário: