12.27.2010

FOGOS DE ARTIFÍCIO: TOME CUIDADO COM ELES

Fogos de artifício: tome cuidado com eles
Barulho excessivo causado pelos estouros e acidentes na manipulação podem prejudicar saúde auditiva.

Já tradicionais nas épocas de festas de fim de ano, é verdade que os fogos de artifício ajudam a animar as comemorações, mas o barulho excessivo causado pelos rojões, além dos riscos em manipulá-los de forma errada, podem trazem danos irreversíveis à saúde auditiva.
Estima-se que 10% da população mundial têm algum grau de perda auditiva, sendo grande parte culpa da exposição excessiva a sons que poderiam ter sido evitados, como o de rojões. Além de perdas severas que podem dar origem a casos de surdez permanente, o zumbido no ouvido já afeta cerca de 28 milhões de pessoas em todo o mundo.
Segundo a fonoaudióloga Sandra Braga, os estouros podem causar perdas irreversíveis, já que a intensidade de um rojão pode chegar a 140 dBs. “A exposição a este tipo de som, além de poder causar surdez em altas frequências, pode vir acompanhada de zumbido e tontura”, completa Sandra.
Não são apenas os rojões os vilões da saúde auditiva. A exposição a ruídos intensos pode estar escondida em atos muito mais simples, como o uso incorreto de um simples equipamento como MP3 e MP4, que, no volume máximo, pode chegar a 120dB. Então, como prevenir?
No caso de rojões, a fonoaudióloga alerta que é importante manter-se distante de áreas de risco e se estiver nestas áreas, pode ser usado um tampão protetor para que caso esta exposição aconteça, seja possível ao menos reduzir os prejuízos e o desconforto auditivo. Quem usa aparelho do tipo MP3, deve ficar atento: se o som dos fones de ouvido incomodar as pessoas que estão ao redor, cuidado, você pode estar prejudicando sua saúde auditiva.

Nenhum comentário: