12.28.2010

Garantia de mais saúde em 2011

Exercícios físicos podem ser incluídos na rotina de acordo com o perfil de cada praticante

A nutricionista Lícia Vendrusculo, 28, se sente motivada com aulas personalizadas; clique para ver mais fotos 


Incluir a prática regular de atividade física na rotina pode depender mais do que uma promessa de ano novo. Empolgados com o início do ano, homens e mulheres começam a se exercitar, mas acabam desanimando ou desistindo no meio do caminho. "Fazer promessas para fugir do sedentarismo e conquistar um corpo mais bonito é comum. No começo, há disposição, tudo parece fácil, o mais difícil é dar continuidade. Nessa etapa entram a força de vontade e alguns aspectos que podem tornar o treino mais prazeroso", diz o professor da Escola de Educação Física da USP de Ribeirão Preto, Paulo Roberto Pereira Santiago.
Para manter a regularidade, ele recomenda, em primeiro lugar, que seja escolhida a atividade que seja mais adequada ao perfil do praticante, para que, aos poucos, ele incorpore o prazer em fazer determinada modalidade esportiva nas suas atividades cotidianas. "O principal é ressaltar que não há regras ou receitas prontas. Qualquer tipo de exercício físico pode ser indicado para quem deseja fugir do sedentarismo, desde que a pessoa faça o que goste e não apresente nenhuma restrição física", afirma Paulo.
Consultar educadores físicos, conversar com amigos, pesquisar em livros e internet pode ser o primeiro passo na escolha do exercício ideal. Algumas escolas e academias oferecem aulas experimentais para que o aluno saiba um pouco mais sobre as características das modalidades e os principais benefícios obtidos com a prática. "O ser humano é um ser social e por isso há aqueles que preferem fazer atividades coletivas. Futebol, vôlei e basquete são alguns dos exemplos que se encaixam bem neste perfil", completa Paulo.
Se a preferência for atividades ao ar livre, em ambientes agradáveis, a sugestão é começar com caminhadas e posteriormente corridas em praças e parques. Neste caso, a recomendação é que o praticante dê preferência por períodos com temperaturas mais amenas, como o início da manhã ou fim da tarde. O treino pode começar com caminhadas moderadas de no mínimo 30 minutos, três vezes por semana e ir aumentando gradativamente para trotes leves ou corridas, sempre respeitando os limites do corpo.
Limites do corpo
A educadora física Tatiana Thomaz afirma que o pilates pode ser a atividade adequada para quem aprecia exercícios de alongamento e ainda busca aprimorar o alinhamento postural, habilidades como a concentração e resistência da força.
"Desde que iniciei a prática de pilates, há dois anos, me execitar se tornou um prazer e não um sacrifício, isso porque a técnica pode ser trabalhada de acordo com os limites do meu corpo", diz a administradora Maura Robusti, 34 anos.
Aulas dinâmicas
A melhora das capacidades físicas em aulas dinâmicas. Essas são algumas das características do treino funcional citadas pela educadora física Manoela de Oliveira.
"Faço exercícios funcionais há seis meses e me identifiquei com as técnicas que empregam principalmente o peso do próprio corpo. Acho a rotina de exercícios mais motivadora do que a de musculação", comenta a fonoaudióloga Lívia Sampaio, 25 anos.
Como escolher o treino ideal
O primeiro passo antes de dar início ao treino físico é pesquisar. Vale conversar com profissionais de educação física, pesquisar modalidades e fazer aulas experimentais para descobrir as características de cada exercício que melhor se adapte ao seu perfil
• Fazer atividades que se encaixem em seu perfil torna a rotina de exercícios mais prazerosa e estimulante. Não adianta se arriscar no vôlei ou no futebol se você não gosta de esportes coletivos. Muito menos use esteiras e bicicletas ergométricas se a preferência for por atividades ao ar livre, sem precisar ficar fechado dentro da academia
• Procure atividades que sejam oferecidas em horários compatíveis com sua rotina de trabalho e estudos. Caso o treino seja estabelecido no horário do almoço, dê preferência para locais com temperaturas amenas ou climatizados
• Exercitar-se em locais próximos ao trabalho ou a própria residência pode ser um incentivo para espantar o desânimo. Convidar um amigo ou um parente como companhia de malhação também pode causar o mesmo efeito
• Estabeleça metas e seja disciplinado. Manter os treinos nos mesmos horários e duração das atividades ajuda na incorporação dos exercícios na rotina. Pense sempre nos resultados como a melhora da forma física e na qualidade de vida
• Tente se engajar em eventos ou campeonatos de clubes ou de escolas. Praticar atividades esportivas como futebol ou vôlei pode motivar outras práticas que visam a melhora de rendimento nessas atividades, como corridas ou musculação
• Optar por atividades aquáticas como natação e hidroginástica pode ser uma alternativa para quem está acima do peso e prefere exercícios de menor impacto. Essas opções também são ideais para afastar o calor e o cansaço que costumam persistir nos dias de verão.

Nenhum comentário: