1.01.2011

CLAREAMENTO DENTÁRIO: O PERIGO DOS PRODUTOS DE FAMÁCIA

Clareamento dentário: o perigo dos produtos de famácia
Especialista alerta sobre os perigos!

Ter os dentes brancos é o sonho de consumo de muita gente. Porém, pelo alto custo de um tratamento sério, muitas pessoas acabam optando pelos produtos oferecidos em farmácias. E é aí que pode estar o erro. Optar por procedimentos que não exijam o acompanhamento de um especialista pode representar um risco a sua saúde. Dentre as principais consequências estão inflamações na gengiva e o aumento da sensibilidade dentária.

“O clareamento não é indicado para todas as pessoas. Principalmente para aquelas que têm problemas gengivais, como sangramento ou algum tipo de inflamação mais simples, por exemplo. O produto do clareamento pode exacerbar essa condição”, ressalta o conselheiro Caio Perrella.

Ele ainda destaca que a mesma recomendação vale para quem utiliza próteses ou dentes com restaurações: “O produto para clarear não tem efeito sobre a prótese”. Mas, mesmo com tantas ressalvas, segundo os profissionais da área, a cada ano, a procura por este tipo de clareamento sofre aumento de pouco mais de 30%.

“Este procedimento dental deve ser realizado sob a orientação de um profissional da odontologia. Há riscos inerentes ao clareamento inadequado, com os kits comercializados livremente, sem a correta orientação. Somente o profissional é capaz de indicar o melhor tipo de clareamento”, afirma a tutora do Portal Educação, odontóloga Christiane Toriy.

Segundo Toriy há no mercado dois tipos de clareamento, o caseiro e o a laser. O caseiro é um molde e um gel que se aplica no dente. Já o a laser é realizado somente no consultório, mas requer cuidados mais específicos. “A melhor técnica é a de gel, porém a população precisa conscientizar-se e procurar um especialista para ser mais bem atendido”, finaliza.

Nenhum comentário: