12.28.2010

Tratamentos mais eficientes

Decifrado sistema de proteínas que auxilia os anticorpos

Descoberta pode levar ao desenvolvimento de medicamentos mais eficazes

Cientista analisa material em laboratório (Comstock Images)
As proteínas complementares atuam como marcadores em bactérias e células mortas que devem ser eliminadas pelo corpo
Uma equipe de cientistas da Universidade de Medicina da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e da Universidade holandesa Utrecht acaba de decifrar um sistema natural de suporte às células imunológicas. A descoberta pode colaborar para o desenvolvimento de medicamentos mais eficientes. A pesquisa foi publicada na revista Science.

O sistema, chamado complementar, é constituído de uma rede de proteínas que auxilia os anticorpos na expulsão de invasores. As proteínas complementares atuam como marcadores em bactérias e células mortas que devem ser eliminadas pelo corpo. Esse é um rápido mecanismo de defesa em muitas espécies, de esponjas a humanos, e está relacionado ao combate de uma série de doenças, que vão de envelhecimento muscular a ataque cardíaco.

Os pesquisadores decifraram as estruturas de duas enzimas essenciais para o funcionamento desse sistema, a C3bB e a C3bBD. Segundo o estudo, a C3bB é quem se liga primeiramente às células invasoras, atraindo as demais proteínas complementares. Quando esse complexo de enzimas, porém, se liga ao fator D - uma outra enzima presente no organismo humano - ele se torna estável e fica inativo.

Agora, os cientistas esperam usar a descoberta como base para o desenvolvimento de novas terapias que impeçam o fator D de se ligar ao C3bB e, com isso, mantenham o sistema complementar funcionando por mais tempo. "Nós seremos capazes de criar inibidores complementares para atingir esse complexo, porque agora sabemos quais partes das proteínas são essenciais para a atividade", diz John Lambris, coautor do estudo.

Veja

Nenhum comentário: