1.24.2011

Bullying pode aproximar garotas das drogas

Estudo americano é primeiro a relacionar os problemas

Bullying: meninas são mais propensas a utilizar drogas por conta da hostilização Bullying: meninas são mais propensas a utilizar drogas por conta da hostilização (Thinkstock)
Com o retorno das aulas, um velho problema volta a assombrar pais e crianças: o bullying. Pesquisas cientificas já comprovaram que meninos e meninas alvos do constrangimento, pessoalmente ou via internet, correm mais riscos de desenvolver depressão. Estudo americano publicado na revista Prevention Science acrescenta um agravante até agora desconhecido ao problema: adolescentes do sexo feminino são mais propensas a utilizar drogas como consequência da hostilização de que são vítimas.
“Pesquisas anteriores já haviam mostrado que o bullying é um problema que pode ser associado à depressão, à solidão e ao suicídio. Porém, não existiam estudos que relacionassem a intimidação ao uso de drogas”, diz Jeremy Lucas, pesquisador da Universidade de Washington.
Para chegar aos resultados, os pesquisadores apresentaram questionários a 1.495 estudantes. As questões pretendiam medir o nível de depressão, a frequência com que os jovens se sentiam tristes e a ocorrência de distúrbios de apetite, além do eventual uso de cigarro, bebidas alcoólicas e maconha. As garotas apresentaram mais respostas relacionando depressão e abuso de drogas.
“Se a sua filha é uma vítima de bullying, é preciso levar a sério o caso e fazer todo o possível para evitar que isso se repita", disse Lucas. "Essa relação com o uso de substâncias pode se tornar uma nova preocupação.”

Nenhum comentário: