1.28.2011

Novidade contra o mal do século, a depressão

acupunctura
Uma versão moderna da acupuntura, técnica milenar usada na China, está trazendo bons resultados para a depressão. A eletroacupuntura, técnica que usa estímulos elétricos aplicados a agulhas colocadas nos pontos da acupuntura, é capaz de atuar como antidepressivo. A estimulação induz alterações no funcionamento do sistema nervoso central, influenciando na liberação de substâncias que controlam a condução dos impulsos nervosos e coordenam a função dos órgãos internos e do comportamento psicológico.
O estudo realizado com ratos constatou que os efeitos antidepressivos da eletroacupuntura estão associados às mudanças que são provocadas nos níveis da serotonina no sistema nervoso central. A serotonina está relacionada à sensação de prazer e grande parte dos remédios para depressão atua no sistema ativado por ela.

A eficácia da eletroacuputnura como antidepressivo foi igual a do remédio imipramina, o mais utilizado pelos médicos para tratar a doença.  E se comparados os efeitos colaterais que os medicamentos promovem nos doentes, a eletroacupuntura apresentou resultado melhor ainda, porque não existe incidência de contraindicação ou sensações adversas com a aplicação da técnica.
A pesquisa com os ratos, inicialmente, teve como objetivo investigar se a eletroacupountura exerceria efeitos antidepressivos ou não; comparar os efeitos da técnica com os do remédio e investigar se serotonina teria importância na ação da eletroacupuntura. A acupuntura tradicional, onde agulhas são colocadas em pontos específicos do corpo para tratar diversas enfermidades com excelentes resultados, tanto no Oriente como Ocidente, para a depressão sem os estímulos elétricos não deu resultado satisfatório.
Os cientistas da Universidade Federal de São Paulo, autores do estudo, ainda continuarão os testes, já que os resultados obtidos não podem ser transpostos imediatamente para os humanos. Mas, reconhecem que os feitos obtidos e observados são animadores e, no futuro próximo, a eletroacupuntura poderá tornar-se uma nova opção para os portadores de depressão, principalmente se confirmados nos seres humanos para os que não respondem bem ao tratamento médico convencional com remédios.
Fonte:Corpo Soun
www.acupuntura-taichizen.com.br

Nenhum comentário: