1.28.2011

Silicone nos seios poderá ser proibido no Brasil

Estudo indica que as próteses podem aumentar o risco de um câncer raro e grave

Rio - O uso de próteses de silicone nas mamas pode ser proibido no Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma investigação realizada pela FDA (agência reguladora de remédios e alimentos nos EUA) revelou que mulheres que fizeram esse tipo de cirurgia podem ter risco maior de desenvolver um tipo raro e grave de câncer: o linfoma de grandes células anaplástico, que ataca o sistema imunológico.
“Dados revisados pela FDA sugerem que pacientes com implantes nos seios têm um risco muito pequeno, mas significativo, de desenvolver o linfoma na cicatriz em volta da prótese”, informou o FDA.

O estudo, ainda sem conclusão, está sendo acompanhado pela Anvisa. Segundo o órgão brasileiro, se o risco de câncer for comprovado, “a agência tomará as devidas providências”: restringir o uso da prótese, proibir a substância causadora do mal ou proibir o implante.

Segundo a médica responsável pelo grupo de linfoma do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), Maria Cristina de Almeida Macedo, a associação entre o silicone e o tumor pode ser explicada pela presença da prótese na região da mama.

“O sistema imunológico fica sendo estimulado de forma crônica pela prótese, o que pode levar à formação de células anormais. Mas isso é só uma teoria”, ponderou. “Ainda não há relação clara entre a ocorrência do linfoma e a prótese. Ainda não há motivos para que haja modificação nas indicações de colocação de silicone”, concluiu.
Anvisa poderá indicar retirada de implantes
 A investigação da FDA ainda não tem prazo para ser concluída. A Anvisa, entretanto, já informou que, dependendo das conclusões do órgão americano, vai avaliar se deve ou não recomendar a retirada das próteses de quem já fez o implante. Essa recomendação, no entanto, vai depender também do do risco cirúrgico para cada paciente.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, só em 2008 foram realizadas 151 mil implantes de silicone no País.
Fonte Anvisa

CUIDADOS:
Toda mulher agora quer e precisa ter peito grande. Parece que ninguém mais consegue se enquadrar e ser feliz tendo seios pequenos. Mas, o que ninguém pode negar é que um seio bonito chama a atenção e deixa qualquer mulher mais feminina, bonita e atraente! Então, se para você ter seios pequenos é um problema, vá atrás do desejo de colocar silicone e levante a sua autoestima. Mas, antes siga algumas dicas para que tudo corra bem e você tenha um ótimo resultado!
  • Cuide com o médico que você irá escolher para realizar a consulta. Procure um médico que seja credenciado a Associação de Cirurgia Plástica. Ele precisa ser um cirurgião plástico!
  • Na consulta, pergunte tudo o que desejar: quais os riscos, quais os tamanhos de prótese, qual o tipo de corte que é feito para a colocação da prótese, qual o tempo de recuperação, entre outras coisas.
  • Tenha consciência do tamanho do seu corpo, e escolha uma prótese que chame a atenção, mas que combine com o seu biotipo. Normalmente, valores entre 150ml e 200ml de silicone em cada seio, é o recomendado.
  • Escolha fazer a cirurgia quando estiver com o corpo em forma. O resultado é melhor é mais visível quando a mulher está mais magra.
  • Existem dois formatos de prótese: o formato de gota (que mais se assemelha a um peito comum) e o formato bola (que é bem redondo e chamativo, ficando mais artificial). Você deve escolher a que combina mais com o seu estilo e objetivo. Exemplo: se você não tem nada de seio e sonha em ter um corpo mais feminino, escolha a prótese em formato de gota. Agora, se você sonha em ter um peito bem chamativo e sexy, escolha a com formato bola.
  • Invista numa alimentação balanceada e com muitos vegetais verdes nos meses que antecedem a cirurgia. Assim, o corpo estará bem preparado para uma cirurgia, e todo o processo de recuperação será mais rápido, incluindo a cicatrização.
  • Existem vários tipos de cicatriz para a colocação de próteses de silicone nos seios, entre elas: a prótese é colocada pela axila por um pequeno corte; a prótese é colocada pelo bico do seio retirando-se a auréola, ou a prótese é colocada pela parte inferior dos seios por um pequeno corte. Procure se informar e escolha o corte que mais lhe agrada e que se adeque ao tamanho da prótese escolhida.
  • Faça repouso e não movimente os braços após a cirurgia. A prótese pode se mover, e a cicatriz pode ficar larga e feia. Pelo menos por 20 dias cuide para que a sua cicatriz fique intacta e bonita, não fazendo esforço físico.
  • Use durante pelo menos 30 dias um sutiã próprio para o pós-cirúrgico. Ele é feito de um tecido especial e possui sustentação reforçada para os seios que agora serão mais pesados e estarão um pouco inchados por causa da cirurgia. Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica 
  • Gostou?


Próteses de silicone

Seu desejo é desfilar com seios fartos e se sentir mais sensual? As próteses de silicone são uma boa pedida para aumentar, corrigir assimetrias e amenizar a flacidez. As versões mais modernas duram de 15 a 20 anos, têm paredes espessas (o que diminui bastante o risco de rompimento) e são fabricadas com silicone coesivo, que apresenta consistência macia e não se espalha. “Atualmente estão disponíveis 12 formatos de próteses com altura, largura e projeção diferentes”, conta o cirurgião plástico Alexandre Munhoz, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O tamanho da mama, claro, depende do gosto de cada mulher. “Não existe um limite, mas convém usar o bom senso. Deve-se levar em conta a proporção da pessoa e a quantidade de pele existente para cobrir o silicone de modo que fique natural”, diz o cirurgião plástico Osvaldo Saldanha, de Santos (SP). Quando você opta por colocar silicone, está se submetendo a uma cirurgia que envolve exames pré-operatórios, riscos e cuidados especiais. “A paciente precisa estar bem de saúde e deve fazer um hemograma e uma mamografia antes do procedimento”, alerta Alexandre Munhoz. A anestesia pode ser local com sedação, peridural ou geral – a decisão é do especialista – e a cirurgia costuma durar de uma a três horas. O ideal é realizá-la em um bom hospital e nunca em uma clínica. “O pós-operatório é relativamente simples e sem dor. A cicatriz pode incomodar e em geral surgem alguns hematomas.” Para bons resultados, deve-se ficar longe do volante por 15 dias e não praticar exercícios físicos durante um mês.

Mamoplastia e lipoaspiração

Indicada para reduzir o volume das mamas, a mamoplastia remodela o busto e retira o excesso de tecido da região. É feita por meio de uma incisão, que pode ser em L, em T invertido na base dos seios ou ao redor da aréola. “Em muitos casos, coloca-se uma prótese pequena de silicone para garantir sustentação”, explica o cirurgião plástico Marcelo Mariano, de Brasília. Antes de se submeter à intervenção, que dura de uma a três horas, é preciso fazer exames pré-operatórios, como hemograma e mamografia. A anestesia pode ser geral, peridural ou local com sedação, a critério do médico. “A recuperação é indolor e são comuns desconforto e queimação no lugar dos pontos”, diz o cirurgião plástico Eduardo de Andrade Filho, de São Paulo. Nos primeiros 15 dias, deve-se evitar esforço físico, o que inclui ficar afastada do trabalho e do volante. A cirurgia não é indicada para obesas com oscilações freqüentes de peso. Uma boa alternativa é a lipoaspiração – a remoção da gordura nos seios é realizada com cânulas finas e a quantidade aspirada deve ser observada pelo médico, pois em excesso pode causar flacidez. “Também costuma-se retirar a gordura acumulada na lateral das mamas, que faz com que pareçam maiores”, diz a cirurgiã plástica Kátia Haranaka, de São Paulo. Os exames pré-operatórios e o tipo de anestesia são os mesmos da mamoplastia. Nesse caso, pode-se voltar ao trabalho e dirigir em três dias. A lipoaspiração é contra-indicada para mulheres com pouca gordura na região e que têm seios bastante flácidos.

    Nenhum comentário: