5.17.2011

A dor da traição masculina, segundo especialista

A dor da traição masculina, segundo especialista

Como superar uma traição?
O que é a traição? O que consideramos traição? A traição física, a traição virtual (internet), será que existe diferença? Por que o homem trai mesmo se está apaixonado? Será que é apenas pelo sexo, sem sentimento afetivo envolvido?

Por definição, a traição é a quebra de um contrato de fidelidade. Seja de que forma for que a mulher sinta a traição, ela vem acompanhada de dor, portanto vamos falar desse sentimento e suas repercussões na sexualidade.

A mulher casa envolta em romantismo, certa de que achou o príncipe encantado e será feliz para sempre. Isso implica inclusive que ela não invista no relacionamento, na sexualidade, nas mudanças corporais acentuadas do envelhecimento, etc. Ela acredita que o homem a amará para sempre e tudo isso não tem importância, pois nos contos de fadas seremos felizes para sempre com o nosso príncipe encantado. Já o homem fica envolto em outra questão do seu próprio romantismo. "Essa mulher será linda para sempre? Jovem para sempre? Terá esse corpo para sempre? E, principalmente, terá desejo sexual por mim sempre na mesma proporção e intensidade que eu?"

Porém, no momento em que esse romantismo for sendo quebrado, se reconhecem os defeitos de cada um e fica claro que as diferenças (masculinas e femininas) precisam ser entendidas, respeitadas e trabalhadas para se obter o crescimento desse casal.

Por que o homem trai?
Geralmente a mulher tenta ficar no relacionamento a qualquer custo, fingindo que está tudo bem, quando, na verdade, está cheia de mágoas e ressentimentos, o que diminui seu desejo sexual e sua lubrificação. Com isso ela passa a ter dificuldades de atingir o orgasmo, o casal se distancia porque perdem a intimidade emocional e sexual. E o homem? Ele acha mais fácil arrumar uma terceira pessoa para quem canaliza apenas sua sexualidade. Assim, é mais fácil (teoricamente) enfrentar as dificuldades e reorganizar o casamento. Lembremos que o inverso também é verdadeiro.

Os homens traem mais por razões ligadas à sexualidade, por atração sexual junto a circunstâncias favoráveis (oportunidade), e as mulheres, geralmente, por motivos ligados ao casamento (falta de afeto, rotina) e também por vingança (já foi traída, decepção, desamor, raiva do parceiro).

A dor da mulher traída não é maior ou menor que a dor de outra mulher, pois não existe competição de dor. A dor de cada uma é a maior dor do mundo e precisa ser respeitada. A mulher traída ama o parceiro a tal ponto que tenta perdoá-lo e seguir em frente, reajustando o relacionamento.

Mas, existe algo positivo na traição. A mulher cresce como ser humano e fica dotada de uma força maior, que a ensina a cuidar dela mesma, investir no seu ganho financeiro, nas suas perspectivas pessoais, assim como em suas escolhas masculinas. Essa mulher aprenderá a dar valor a ela própria e seu saldo será positivo. Como dizia Simone de Beauvoir: "Não se nasce mulher, torna-se mulher".

Tenha amor próprio
Dessa traição pode crescer uma nova mulher, renascer um novo casamento, chamado 'recasamento' (casar com a mesma pessoa). O homem também pode amadurecer, repensar, criar valores e os dois juntos, agora mais maduros, escolhem casar novamente, com um novo estilo de vida e com maiores chances de trocas e companheirismo. Nesse momento, a mulher trabalha o perdão a si própria, pois geralmente sente-se culpada pela traição masculina, e também o perdão ao outro.

As dificuldades sexuais da mulher advêm de uma baixa de autoestima, pois se sente perdedora. Então, essa mulher retoma o relacionamento, porém com diminuição de desejo, ou até sem conseguir mais ter orgasmos. É preciso entender que a responsabilidade da traição é de quem trai, pois ninguém tem como vigiar o outro 24 horas por dia. Ou seja, cada um é responsável pelos seus atos e sabe que tudo na vida tem suas consequências.

O enfrentamento de tudo isso é mais fácil se a mulher tem um parceiro interessado e preocupado em compartilhar a sua dor. É o respaldo emocional que ele vai lhe dando aos poucos para que com calma supere a dor que cicatriza. A ferida aberta dói, porém a cicatriz é lembrada de vez em quando, olhamos para ela, mas ela não dói mais como antes.

As consequências de uma traição vão desde a disfunção do sistema familiar, como um verdadeiro encontro do indivíduo consigo mesmo, renovado para viver, mas também pode levar a uma desestruturação da psique feminina, assim como ódio, depressão e desconfiança. Portanto, qualquer que seja o enfrentamento que a mulher faz da sua dor perante a traição, ela precisa de ajuda para superá-la, então não hesite em procurar um terapeuta especializado para que esse processo ocorra o mais rápido possível.

Fonte: Dra. Glene Rodrigues - bbel.uol.com.br

Nenhum comentário: