5.18.2011

Pressão arterial sobe na menopausa

Nessa fase, mulheres perdem proteção hormonal e correm mais risco de infarto e AVC  

Mulheres a partir dos 65 anos têm mais chances de desenvolver hipertensão que homens na mesma faixa etária e, portanto, também apresentam risco maior de infarto e AVC. A conclusão é de estudo do Ambulatory Blood Pressure Monitoring (EUA). O motivo é a chegada da menopausa, em torno dos 45 anos, que faz com que elas percam sua proteção natural contra os males cardiovasculares.

Foto: Deisi Rezende / Agência O Dia
O segredo para a saúde de Ângela, 58 anos, é a alimentação saudável |
“Após a menopausa, a mulher deixa de produzir estrogênio. Este hormônio é um protetor natural e tem propriedades vasodilatadoras e antienvelhecimento e endurecimento vascular. A existência destes fatores vai aumentar, ao longo dos anos, a propensão à hipertensão”, explica o presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcus Malachias.

No entanto, o quadro é reversível. De acordo com a pesquisa americana, o tratamento da pressão alta nessas mulheres traz um benefício 40% maior do que nos homens, no que se refere à prevenção de problemas mais graves.

Segundo Malachias, a melhor forma de evitar problemas cardiovasculares nas mulheres é prevenir a hipertensão — a pessoa é hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9.

Como se prevenir

Para isso, ele recomenda que sejam evitados fatores de risco como: colesterol alto, tabagismo, obesidade, diabetes, estresse e excesso de consumo de sal. “As mulheres devem observar principalmente as questões alimentares, como o consumo de sal, além de preocupar-se com a manutenção do peso, praticar atividades físicas, conter o grau de estresse e fazer revisões médicas periódicas”, recomenda o cardiologista. “Hipertensão e os fatores de risco não têm sintomas aparentes. Quando ocorrem, já é um estado de atenção, por isso é preciso corrigi-los o quanto antes”, complementa.

É com alimentação saudável que a aposentada Ângela Maria Gerk mantém sua pressão normal: sem excessos, frituras ou sal. “Basta se alimentar bem e já evitamos diversas doenças”, afirma ela, ao contar seu segredo para chegar aos 58 anos com pressão de menina.

Recente pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que, em todas as idades, há mais mulheres diagnosticadas como hipertensas do que homens. Motivo: elas vão mais ao médico. Portanto, 25,5% das brasileiras sabem que sofrem de pressão alta, contra 20,7% dos homens. Mas a maior preocupação é com a faixa etária da menopausa.
O Dia

Nenhum comentário: