4.20.2012

Diretorias da Anvisa tem novas estruturas

 
Conselheiros conhecem nova estrutura da Agência
18 de abril de 2012
Os integrantes do Conselho Consultivo da Anvisa conheceram a nova estrutura das diretorias da Anvisa, que substitui o modelo adotado nos últimos nove anos. A exposição aconteceu na tarde desta quarta-feira (18/4) durante sua 38ª reunião.
“Rompemos com a verticalização e a fragmentação das áreas, que foram substituídas por diretorias baseadas em processos de trabalho”, explicou Dirceu Barbano, diretor presidente da Anvisa, que fez a apresentação da nova estrutura.
A reestruturação da Anvisa foi elaborada ao longo de dois anos de trabalho, a partir de 2009. Essa discussão, que envolveu técnicos da Agência e especialistas externos, resultou no Planejamento Estratégico que repercute no modelo gerencial para os próximos anos.
A Anvisa agora tem diretorias que levam o nome dos seus processos de trabalho, que são Gestão Institucional, Articulação e  Coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS),  Autorizações e Registros, Controle e Monitoramento Sanitário e  Regulação Sanitária.
Os encontros do Conselho Consultivo têm como resultado a aprovação de recomendações à Agência. O grupo aprovou uma sugestão do conselheiro Volmir Raimondi, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), para que a Anvisa avalie a possibilidade de criar indicadores de qualidade para as órteses e as próteses.
A 38ª reunião do Conselho Consultivo contou com a participação de representantes das confederações nacionais da Indústria (CNI), do Comércio (CNC) e da Saúde (CNS) e dos conselhos que representam os secretários de Saúde dos estados e dos municípios.
A presidente do Conselho, Márcia Amaral, secretária executiva do Ministério da Saúde, informou que a próxima reunião, marcada para junho, deverá tratar do balanço do Planejamento Estratégico da Anvisa e da forma final do Contrato de Gestão com o MS.
O Conselho Consultivo é um órgão colegiado da Anvisa, criado por lei, e que passou a atuar um ano após a criação da Agência, portanto em junho de 2000.

Ana Júlia PInheiro - Imprensa/Anvisa


Nenhum comentário: