4.18.2012

SAÚDE DOS PÉS

10 mitos e verdades sobre a saúde dos pés
Lixar os pés não afina a pele. Confira mais detalhes sobre a saúde dos pés.


Qual mãe nunca falou para o filho não andar descalço para evitar friagem e, consequentemente, gripe? E no salão de beleza? Quem nunca ouviu que lixar os pés afina a pele? Cuidar da saúde dos pés é tão importante e sério quanto cuidar, por exemplo, da pele. E assim como os cuidados com a saúde em geral, mitos e verdades rondam os cuidados com os pés.
Para não pecar pelo exagero, seguem alguns mitos e verdades relacionados com os cuidados com os pés. São eles:
É mito!
- Pisar no chão frio com os pés descalços provoca friagem. A “friagem” conhecida como a causadora de infecção urinária, garganta inflamada, gripe e resfriados, não tem nenhuma relação com o ato de pisar sobre qualquer superfície gelada;

- Lixar os pés afina a pele. Ao lixar os pés o corpo rapidamente reage formando uma pele mais espessa no lugar daquela que foi retirada. O ideal é esfoliar uma vez por semana, e hidratá-los diariamente;
- Bolhas nos pés tem que ser estouradas. As bolhas tendem a estourar sozinhas e se regenerar facilmente. Caso contrário, podem causar inflamação;

- Olho de peixe e calo são as mesmas coisas. Olho de peixe é um vírus associado ao excesso de umidade dos pés. Já o calo é causado por atrito, geralmente decorrente de sapatos apertados;

- O tênis não causa mais odor que os sapatos. Os dois causam abafamento nos pés, que podem promover o suor causador do mau cheiro.
É verdade!
- O pé de atleta é contagioso e pode ser ocasionado por andar descalço em banheiros coletivos;

- Usar diariamente desodorantes e pó antifúngicos contribui para diminuir em até quatro vezes a transpiração natural dos pés;

- Deixar tênis e sapatos sem tomar sol ao menos duas vezes por semana causa umidade e aumento de suor nos pés;

- Andar descalço engrossa o calcanhar, podendo criar rachaduras;
- O formato das unhas pode facilitar o encravamento.


DICAS PARA CUIDAR DOS PÉS APÓS A MALHAÇÃO

Dicas para cuidar dos pés após a malhação
Atividades como corrida ou caminhada podem causar alguns desconfortos nos pés. Unhas roxas e calos são alguns destes problemas. Saiba como evitá-los.


Nada melhor do que a prática de exercícios físicos para deixar a saúde, tanto física como a emocional, em dia. Além de liberar a endorfina (hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar), a malhação também previne doenças cardiovasculares e a diabetes. Mas, assim como cuidamos da saúde interna, é preciso prestar atenção às partes externas do corpo como, por exemplo, os pés.
Após uma hora na academia ou uma corrida de 45 minutos, os pés não são mais os mesmos. Tanto homens quanto mulheres são vítimas de calos, micoses, frieiras, rachaduras, hematomas nas unhas e, claro, bolhas. Para não deixar que estes entraves comprometam a sua rotina esportiva, vamos conhecer algumas dicas para prevenção destes problemas.
1 – Calos: é possível removê-los com produtos à base de ácido, mas, atenção! È fundamental visitar um especialista. Não tome a iniciativa por si mesmo. Tênis com protetores de silicone podem ajudar.
2 – Micoses: para evitar ao máximo esse problema, mantenha os pés secos e use sempre tênis diferentes. Dessa forma o suor evapora e os fungos não se multiplicam.
3 – Frieira: Além de aplicar no tênis um talco antisséptico, é preciso optar pelo uso de meias de algodão. Não ficar com o tênis muito tempo após o término dos exercícios também é uma ótima dica.
4 – Rachadura nos calcanhares: além de feias, podem machucar os pés. Para minimizar o problema é preciso usar cremes para os pés antes de dormir.
5 – Hematomas nas unhas: após uma boa caminhada ou corrida é possível que alguma unha fique roxa. Unhas encravadas ou tênis muito apertado podem causar estes hematomas. A melhor forma de prevenção é ir ao
 6 – Bolhas: para que elas sequem e não prejudiquem o seu desempenho, ao observar a presença da uma bolha, fique alguns dias sem malhar. Como prevenção, use um bom tênis, na medida certa, acompanhado de uma meia sem costura.

PLÁSTICA NOS PÉS: SERÁ QUE ESSA MODA PEGA?

Plástica nos pés: será que essa moda pega?
Realmente, o mercado da estética nos dá diversas possibilidades! Conheça melhor este procedimento.


Na China antiga, as mulheres já apertavam seus pezinhos no sapato numa tentativa de impedir que crescessem  e, consequentemente, segundo os padrões da época, ficassem mais bonitos. Muitas quebravam os dedos ou os mantinham enfaixados, acreditando que assim eles teriam o formato que elas consideravam ideal para a beleza feminina. Mas, parece que a técnica foi aprimorada e veio com tudo para o ocidente.

Nos Estados Unidos, a moda agora é fazer cirurgia plástica nos pés. Isso mesmo! E as técnicas aplicadas vão desde lipoaspiração no tornozelo, aplicação de botox no pé e até raspagem nos ossos dos dedos para deixá-los menores ou mais fininhos.

A aplicação de toxina botulínica, por exemplo, é usada para tratar o excesso de suor nos pés, grande causador do temido chulé, e ainda ajuda a amenizar a dor nos pés de quem usa muito salto alto.

A lipoaspiração no tornozelo é indicada quando há excesso de gordura na região. Assim o local ficaria mais torneado e ganharia curvas. O processo pode ser feito pelo método tradicional, com seringa, ou com a ajuda de aparelhos de ultra-som. Aí vai depender do critério usado pelo médico.

Mas há quem não concorde com a cirurgia quando ela é apenas por finalidade estética. Especialistas explicam que a cirurgia nos pés deve se limitar a corrigir deformações naturais que estiverem prejudicando a qualidade de vida do paciente. Nada de cortar o osso do dedo para diminuí-lo ou colocar parafusos para aumentá-lo só porque não está satisfeita com o que a natureza te deu.

Segundo os ortopedistas, qualquer alteração numa articulação de carga que tem infinitas terminações nervosas, como é o caso dos pés, muda todo seu mecanismo de funcionamento e pode causar sérios problemas. Além do que, essas técnicas ainda não oferecem resultados seguros ao paciente.

No mercado norte americano a plástica nos pés já movimenta cerca de R$ 75 milhões por ano, de acordo com informação divulgada pelo canal “ABC”. No Brasil ainda não existem especialistas que façam esse tipo de cirurgia. Será que a moda vai pegar por aqui? Espere para ver!
podólogo e usar tênis apropriados. E não pratique esportes com as unhas grandes!






Nenhum comentário: