4.18.2012

Segredos e truques de maquiagem são uma paixão antiga das italianas

Um passeio rápido pelas ruas de Roma é suficiente para perceber como as italianas adoram se maquiar. Sair de casa de rosto lavado é quase uma falta de respeito na Itália.

Ilze Scamparini Roma, Itália


Sair de casa sem maquiagem na Itália é um hábito que nem chega a ser considerado. Em qualquer idade, ou estação do ano, as mulheres cobrem a pele, realçam os olhos e pintam a boca.
Com a chegada da primavera, as italianas suavizam a maquiagem, mas não desistem dela. A tradição vem desde os antigos romanos, que usavam até elementos tóxicos nos cosméticos, como o mercúrio.
Se no século XIX a maquiagem foi um símbolo de vulgaridade, depois da Segunda Guerra Mundial explodiu como grande aliada da beleza feminina.


Nos filmes em preto e branco, as atrizes usavam batom roxo ou preto, para dar contraste aos vários tons de cinza da película. Com as imagens a cores, o vermelhão ganhou as telas e reinou por muito tempo.
Nos anos 60, de Brigite Bardot, os tons pastéis se sobrepuseram a cor púrpura. Lábios discretos deram espaço aos olhos, com delineador e cílios postiços.
A academia de maquiagem de Roma é uma escola que forma profissionais para cinema e para o mundo da moda. Lá se ensina todo tipo de disfarce e tendência.
Na parte corretiva, a maquiagem demonstra o seu poder de transformar. Para esconder uma pele ruim, a base e os corretivos coloridos são fundamentais.
Barbara Pulci prefere o corretor levemente verde, para esconder espinhas e vasos capilares. O pó marrom è usado para melhorar o contorno do rosto e afinar um nariz. A mudança è notável.
Roberta Chelli estuda há cinco meses como iluminar um rosto. A aluna diz que a maquiagem é muito importante na vida de qualquer mulher. “Mesmo que seja em pouca quantidade, pode ajudar muito”, diz.
Em italiano a palavra è "trucco". A maquiagem nada mais é do que um bom truque, como de mágica, mas que qualquer um pode praticar. Até mesmo no meio da rua.

Nenhum comentário: