9.18.2012

LIPOASPIRAÇÃO A LASER

Os benefícios da lipoaspiração a laser

Conheça este método!

A lipoaspiração é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil. Uma nova modalidade desta técnica vem conquistando ainda mais o público: a lipoaspiração a laser. Este é um método mais eficaz em relação à lipoaspiração convencional, e utiliza um avançado sistema que conta com uma mistura de comprimentos de ondas de laser e apresenta vantagens para o paciente.
Segundo o Dr. Edson Prata Jr, médico da Clínica Life (SP), a lipoaspiração a laser liquefaz a gordura, fotocoagula pequenos vasos (reduz sangramento), e promove uma retração tecidual (melhora da flacidez) no local. A gordura liquefeita é removida através de um dispositivo de sucção (lipoaspirador).
“Além de utilizar incisões menores, observa-se geralmente menor tempo de recuperação, possibilidade de correção de flacidez, redução no tempo de uso de malhas compressivas e de drenagens linfáticas pós-operatórias, e, em muitos casos, melhora de áreas com estrias e celulite”, explica o especialista, ressaltando que se trata de um método mais seguro quando há possibilidade de flacidez residual e, também, quando o tempo disponível para o pós-operatório é reduzido.
Quando realizada em pequenas áreas, a maioria dos pacientes apresenta pouca ou nenhuma dor e até podem realizar seus afazeres normalmente no dia seguinte.
“A Laserlipólise é especialmente eficiente em áreas do corpo onde uma lipoaspiração tradicional pode ocasionar flacidez, e também para áreas onde a flacidez já esta presente, podendo ser associada aos métodos tradicionais especialmente em casos de grandes volumes de gordura localizada”, diz o médico.
Uma ótima notícia é que a gordura é eliminada de forma definitiva, porém, em alguns casos, onde a flacidez é moderada ou severa o procedimento pode ser contraindicado, ou pode ser realizado em etapas, a fim de promover retração tecidual progressiva. “O procedimento também pode ser repetido em casos de estrias alargadas e celulite. Este intervalo é variável, sendo recomendável aguardar um período de 3 a 6 meses, não excluindo a necessidade de correção cirúrgica em alguns casos”, ressalta.
Celulites em fase inicial também apresentam melhora, pois, ocorre remodelamento do colágeno após o aquecimento subcutâneo, ocasionando uma maior homogeneidade da pele. Aquelas que já estão em grau avançado, necessitam de subcisão do tecido (liberação), nivelamento por lipoaspiração ou enxerto de gordura.
“Há visível melhora, porém não exclui a necessidade de realização de uma nova etapa, e nem do uso concomitante de aparelhos de estética não invasivos. A manutenção do peso ou emagrecimento é fundamental para obter melhores resultados. Esta terapia é individual para cada caso”,

VALE TUDO POR UM ABDÔMEN PERFEITO?

Vale tudo por um abdômen perfeito?
Saiba mais sobre a lipoaspiração e a abdominoplastia.

Quem nunca sonhou com aquela barriga bem sequinha, que a gente senta e não faz nenhuma dobra? Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica mostrou que 73% dos procedimentos realizados no Brasil são estéticos. E, de acordo com o cirurgião Cristiano Fleury, entre as intervenções mais procuradas estão a lipoaspiração e a abdominoplastia.
Estes dois procedimentos, juntos, correspondem a 35% das cirurgias. "Mesmo mantendo uma rotina de atividade física e alimentação balanceada, algumas pessoas não conseguem estabelecer uma silhueta satisfatória, especialmente após gestações", comenta o médico.

No caso da lipoaspiração, que corresponde a 20% dos 467 mil procedimentos verificados na pesquisa Datafolha, a boa notícia é a contínua evolução da técnica. "O procedimento é indicado nos casos em que se tem o acúmulo localizado de gordura, mas sem a distensão da musculatura e excesso de pele que justificariam uma abdominoplastia", destaca ele.

Já, se a sua intenção é recuperar aquela cinturinha, a melhor opção é mesmo a abdominoplastia, responsável por 15% das intervenções. “Os músculos retos abdominais são reaproximados com fios de sutura e o excesso de pele é retirado”, afirma Dr. Cristiano, acrescentando que em mulheres que já fizeram cesariana, a cicatriz pode ser feita no mesmo lugar da que já possuem.

O especialista lembra que só o cirurgião pode avaliar qual procedimento é melhor para cada indivíduo: "É importante que o paciente converse bastante com o médico e que este seja filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ele deve esclarecer todas as dúvidas antes da cirurgia".

Segundo ele, é natural que o paciente apresente temores, especialmente se é a primeira vez que é submetido a uma cirurgia. "Cabe ao médico criar um espaço para o diálogo, apresentando respostas claras, precisas e reais para cada questionamento", finaliza Dr. Cristiano Fleury.

Nenhum comentário: