9.18.2012

Instituto Nacional de Educação de Surdos comemora 155 anos

Eventos discutirão os desafios da educação de surdos na era do conhecimento

Rio -  O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), que comemora 155 anos,  promove o XI Congresso Internacional e XVII Seminário Nacional, entre os dias 19 e 21 de setembro, no Othon Palace, em Copacabana. O objetivo do encontro é refletir sobre os avanços e novas possibilidades na atuação com surdos no mundo globalizado.
Instituto Nacional de Surdos completa 155 anos | Foto: Divulgação
Instituto Nacional de Educação de Surdos completa 155 anos | Foto: Divulgação
Profissionais discutem a educação para os surdos e sua inclusão na sociedade com olhar multidisciplinar. O Panorama aborda a produção acadêmica dos surdos; novas tecnologias na elaboração de conhecimento em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais); arte e educação; mídias sociais; profissionalização; saúde; e políticas públicas.
Na Conferência Nacional de abertura, a inclusão do surdo na sociedade, a cultura, as políticas educacionais e linguísticas estão em pauta. A doutora Teresinha de Jesus M. Maher, da UNICAMP, apresenta o tema Políticas de Identidade, Interculturalidade e Surdez.
Em uma das Conferências Internacionais, o professor português Paulo Vaz de Carvalho traz a experiência portuguesa na educação bilíngue (Português/ Língua Gestual Portuguesa). O autor do livro “Breve história dos surdos no mundo e em Portugal” irá compartilhar a nova proposta curricular para incluir surdos com outras necessidades.
Entidade é responsável pela educação dos surdos há 155 anos | Foto: Divulgação
Entidade é responsável pela educação dos surdos há 155 anos | Foto: Divulgação
A atriz surda francesa Emmanuelle Laborit fará a videoconferência sobre Língua de sinais, artes visuais e o corpo. Emmanuelle é diretora do Teatro Visual Internacional, já ganhou o prêmio Molière de revelação teatral e contou sua experiência no livro autobiográfico “O grito da Gaivota”.
Professores do Europeans Sign Language Centre – Orebro (Suécia) e do INES debatem sobre Processos de Dicionarização das Línguas de Sinais. O Dr. H-Dirksen Bauman, da Universidade Gallaudet, única instituição de ensino superior de surdos em Washington (EUA), realizará a Conferência Internacional Re-inventando o futuro: da educação de surdos para educação dos ganhos surdos. Outros painéis de debate incluem temas que vão das Narrativas visuais dos surdos nas redes sociais, Cinema e Educação, a Estratégias Públicas na área da Surdez no Brasil.
Sobre o INES:
Neste ano, celebram-se os 155 anos do Instituto, fundado em 1857 pelo surdo francês E. Huet durante o Império de Dom Pedro II.Com cerca de 1500 alunos, o INES oferece Educação Básica e Superior - Licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Português-Libras) e pós-graduação. É um Centro de Referência Nacional na Área da Surdez, também atua na formação e qualificação profissional, na pesquisa e extensão, produção e publicação de conhecimentos do campo da surdez. Regularmente, realiza seminários, fóruns de debates, congressos, cursos e assessoria técnica em todo o Brasil. É ainda responsável pelo Programa Nacional para Certificação de Proficiência em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e de Proficiência em Tradução e Interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa – PROLIBRAS.
A instituição efetiva o direito à educação de crianças, jovens e adultos surdos, promove sua inclusão social e apoia diretamente a rede pública de ensino do país. Contribui ainda para a detecção precoce da surdez. Essa proposta arrojada de conteúdo está abrigada num imóvel imponente e bem preservado, construído em 1915, com  arquitetura de Poley Ferreira.

Nenhum comentário: