10.14.2012

Notícias negativas afetam mais as mulheres do que os homens

Histórias com teor negativo aumentam o nível de estresse


Notícias negativas aumentam o nível de estresse das mulheres
Foto: AP
Notícias negativas aumentam o nível de estresse das mulheres AP
Um estudo realizado pela “University of Montreal” concluiu que notícias ruins aumentam a sensibilidade das mulheres, mas não causam o mesmo efeito sobre os homens.
Para a pesquisa, 60 participantes se dividiram em quatro grupos para ler notícias publicadas, com o objetivo de determinar os níveis de estresse. Os grupos foram divididos entre participantes do sexo masculino e feminino, que se subdividiram em dois grupos, notícias neutras e histórias negativas, como assassinatos e acidentes.
Os estudiosos coletaram, então, amostras de saliva dessas pessoas e analisaram um hormônio chamado cortisol. Quanto maior a quantidade dessa substância, maior o nível de estresse.
— Quando o nosso cérebro percebe uma situação ameaçadora, nosso corpo começa a produzir hormônios de estresse, que entram no cérebro e podem modular as memórias de eventos estressantes ou negativos — explicou Sonia Lupien, diretora do “Centre for Studies on Human Stress” e professora do Departamento de Psiquiatria da universidade.
Além de apresentarem níveis mais elevados de cortisol durante o estudo, as mulheres também tiveram uma clara lembrança das informações lidas, diferentemente do que aconteceu com os homens.
Os pesquisadores acreditam que fatores evolutivos podem influenciar nos resultados. Segundo eles, as mulheres podem ter desenvolvido esse mecanismo para proteger a sobrevivência da prole. A teoria demonstra que, por causa da evolução do sistema de estresse feminino, as mulheres a são mais compreensivas.

Nenhum comentário: