3.18.2013

CIRURGIA NA BARRIGA PODE AUMENTAR A SACIEDADE

faixa_saude.png
Cirurgia na barriga pode aumentar a saciedade
Pesquisa comprova que o efeito do procedimento pode ser mais duradouro do que se imaginava.

Você já sabe que a abdominoplastia emagrece. Mas, você sabia que, mesmo após a cirurgia, este procedimento pode ser responsável por uma constante perda de peso? Estudo realizado por médicos da Universidade da Califórnia apontam que a cirurgia plástica do abdome pode auxiliar aos pacientes que desejam perder peso, desde que o Índice de Massa Corpórea (IMC=relação de peso/altura2) seja maior de 24,5Kg.

O Dr. Marcelo Wulkan, Cirurgião Plástico e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com Doutorado pela USP, confirma que a conclusão do trabalho foi publicada na Plastic and Reconstructive Surgery, considerada a mais relevante revista de cirurgia plástica do mundo.

"Os pesquisadores justificam a perda de peso devido ao aumento da saciedade pós-operatória. O estudo ainda é preliminar e deve-se ter cautela com os resultados. Deste modo, em hipótese alguma, deve-se indicá-la com o intuito de emagrecer", alerta o médico.

No entanto, Dr. Wulkan, observa que um "efeito colateral" positivo da cirurgia pode ajudar os pacientes a cuidar mais da saúde e peso. "Com uma silhueta corpórea mais equilibrada, o paciente pode se sentir melhor e estimulado a praticar exercícios e manter hábitos nutricionais saudáveis. Nestes casos, podemos afirmar que a cirurgia ajudou a perda de peso do paciente", observa.

Objetivo da abdominoplastia

A cirurgia plástica do abdome ou abdominoplastia é um procedimento corretivo do excesso de pele e gordura da parede abdominal, que repara esta região funcional e esteticamente. O acúmulo gorduroso na parte abaixo do umbigo e a pele flácida pendente do abdômen causado por grande eliminação de peso ou por gestações que geraram excesso de tecido são problemas cuja indicação é a cirurgia plástica de abdome.

Abdominoplastia

O que é:

A abdominoplastia é a cirurgia plástica para retirar o excesso de gordura e de flacidez do abdômen. Ela é especialmente indicada para quem perdeu muito peso ficando com a região da barriga muito flácida.

Como é feita a abdominoplastia

A abdominoplastia é feita realizado um corte em forma de semi círculo logo acima dos pelos púbicos de tamanho suficiente para permitir o levantamento da pele para fazer a retirada da gordura. A seguir os músculos reto abdominais são costurados para formar uma espécie de cinta abdominal interna e então estica-se a pele do abdômen superior até a cicatriz costurando-a, e a seguir e acerta-se a posição do umbigo, finalizando a cirurgia.
A cirurgia leva em média 2 horas, sob anestesia peridural, e não requer muito tempo de internamento hospitalar. Em geral, 2 dias são o suficiente.

Abdominoplastia masculina

A abdominoplastia masculina é feita da mesma forma que a feminina, mas a cicatriz fica mais reta, bem próxima dos pêlos pubianos o que a deixa bastante discreta. O tempo de recuperação e preço também são os mesmos.

Recuperação após a abdominoplastia

A recuperação da abdominoplastia é relativamente fácil, mas requer alguns cuidados. Após a cirurgia é comum o abdômen perder um pouco da sensibilidade e estar inchado sendo preciso usar uma cinta modeladora durante 30 dias. Usar a cinta é também importante para evitar a formação do seroma.
Durante o período de recuperação da cirurgia plástica não se pode realizar esforços e recomenda-se ficar um pouco curvado para frente para evitar esticar muito a região abdominal. O resultado final poderá ser visto após 45 dias.
Em alguns casos, para um melhor resultado pode ser realizada também uma lipoaspiração para fazer a retirada da gordura localizada nos flancos, na parte lateral do abdômen e na parte das costas.
A cicatriz é discreta e pode ser coberta pelo biquíni.

Preço da Abdominoplastia

O preço da abdominoplastia varia entre 5 e 10 mil reais dependendo da região e da necessidade de realizar outros procedimentos cirúrgicos como a lipoaspiração na mesma intervenção cirúrgica. Soma-se a este custo o número mínimo de 20 sessões de drenagem linfática manual que devem ser realizadas dia sim, dia não após a cirurgia cujo preço varia entre 40 e 60 reais por sessão.

Abdominoplastia e gravidez

Fazer uma abdominoplastia não impede a gravidez, mas neste caso a cirurgia perderia seu efeito e a mulher estaria mais suscetível ao aparecimento de estrias devido ao esticamento exagerado da pele, e também por isso recomenda-se que a mulher não engorde mais de 12 kg durante a gravidez.

Fotos da abdominoplastia

Nenhum comentário: