3.18.2013

Pele sem espinhas



Pele limpa é fundamental
Lave sua pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com água fria ou morna e sabonete apropriado para pele com acne. Lave também sempre que suar. Use esfoliante apenas quando indicado pelo dermatologista e siga as orientações dele. Esfoliar de maneira inadequada irrita a pele.

 Não cutuque
Difícil resistir, mas tente. Uma espinha mal espremida pode inflamar ou infeccionar, provocando manchas ou cicatrizes.
Para os compulsivos que não conseguem se controlar, vale ler esse post 

Tenha paciência com o tratamento
No começo, o tratamento anti-acne pode provocar irritação da pele, com vermelhidão, coceira ou descamação. Mas ser persistente compensa: o resultado aparece em um ou dois meses.

 A manutenção faz parte do tratamento
O tratamento funcionou? Ótimo, mas não vá se acomodar. A manutenção é o que impede o aparecimento de novas espinhas. Por isso, continue a tratar a pele mesmo depois que as espinhas desapareceram.

 Use no rosto só produtos livres de óleo
Vale para hidratante, filtro solar, maquiagem. Cremes oleosos entopem poros e aumentam a tendência a acne e cravos.

 Use filtro solar 
Medicamentos para controle de acne sensibilizam a pele, deixando-a mais vulnerável ao sol. Não descuide, use bastante filtro. Mas escolha um tipo apropriado para pele com tendência a cravos e espinhas.

 Atenção com o cabelo
Pele oleosa costuma fazer parzinho com cabelos oleosos, piorando o quadro de espinhas. Cabelo comprido pode causar espinhas no pescoço, onde a pele tem mais contato com o cabelo. Franja também complica: deixa a testa abafada e ainda mais oleosa. Elimine a franja, prenda o cabelo, nem que seja só dentro de casa. E verifique se o condicionador ou o leave-in estão provocando espinhas: enxague bem o cabelo e suspenda temporariamente o uso de leave-in. Se você comprovou que esses produtos estão piorando a situação, consulte seu dermatologista.

 e talvez a mais difícil de todas: relaxe
Entre os muitos danos à saúde, o stress aumenta a oleosidade da pele, responsável pelo aparecimento de espinhas. Ter uma atividade física ou um hobby, por exemplo, podem fazer diferença.
Por Lucia Mandel
 Você está cansada de olhar para o espelho, desejando uma pele sem acne? Saiba que existem tratamentos e dicas para evitar que a acne apareça.

A acne é um problema da pele, sua aparição varia de pequenos comedões/cravos a pústulas e até grandes cistos.

É tão comum que 80% da população terá alguma forma dela em algum momento da vida. Pode ser um problema embaraçoso para os adolescentes e adultos, afeta a aparência, auto-estima e a saúde do individuo, mas tem solução!

O dermatologista Fernando Passos de Freitas elaborou 10 dicas de como evitar a acne:               
1-Use um bom protetor solar em gel: Evita que a pele fique mais inflamada e previne as manchas causadas pelo sol.

2-Lave seu rosto 2 ou 3 vezes ao dia. Lavar demais seu rosto pode ser prejudicial para sua pele.

3- Evite qualquer produto que tenha óleo em sua composição.

4- Escolha um sabonete que reduza a oleosidade sem ressecar demais a pele: Quanto mais o sabonete resseca a pele, mais gordura a pele produz para compensar a eliminação desta pelo sabonete.

5-Nunca se esqueça de remover a maquiagem.  Os produtos entopem os poros e podem gerar espinhas.

6-Tome cuidado com a limpeza de pele. Apesar de ajudar muito, a limpeza não deve ser feita quando as espinhas estiverem no auge da inflamação, quando cutucá-las pode piorar ainda mais a situação.

7- Aumente o consumo de verduras de cor verde-escura. Brócolis, couve, rúcula, espinafre e outras são ideais, pois são ricas em vitamina A, que reduz a produção de sebo.

8-Abuse da água, sucos e chás:  A hidratação é fundamental para o equilíbrio do metabolismo, além de diminuir processos inflamatórios como os da acne.

9- Evite comidas gordurosas: Esse tipo de alimento ajuda a inflamar mais a pele e acaba permitindo o aparecimento da acne intensa.

10- Use produtos secativos quando alguma acne aparecer, pois o secativo pode ajudar a diminuir a inflamação e a dor da acne.

Fonte- Dermatologista Fernando Passos de Freitas

Nenhum comentário: