5.31.2013

Em 25 anos, número de fumantes diminui de 31% para 16,8% no Brasil

Com base nos números, calcula-se que pelo menos 420 mil mortes foram evitadas nesse período Foto: Getty Images 

 Com base nos números, calcula-se que pelo menos 420 mil mortes foram evitadas nesse período Foto: Getty Images

O número de brasileiros que fuma regularmente está em queda. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), em parceria com a Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, a taxa de tabagismo no País foi reduzida em quase 50% nos últimos 25 anos. O número passou de 31% para 16,8% entre 1985 e 2010.

Segundo o levantamento, se o Brasil não tivesse implementado nenhuma ação de controle do tabaco, a prevalência (percentual de fumantes) em 2010 seria de 31%. Isso significa que aproximadamente uma em cada três pessoas, com 18 anos ou mais, seria fumante. Em 2010, a proporção de tabagistas no país foi estimada em 16,8%. Com base nesses números, calcula-se que pelo menos 420 mil mortes em decorrência do fumo foram evitadas nesse período.

O sucesso na redução do consumo do tabaco se deve principalmente às leis que restringiram a propaganda e proibiram o fumo em locais fechados. No Estado de São Paulo, por exemplo, estima-se que a lei Antifumo (nº 13.541/09) contribuiu para reduzir em 9% o número de adeptos do hábito.

“O País já alcançou muitos avanços na luta contra o tabagismo, mas o número de casos novos relacionados ao fumo é preocupante. É preciso regulamentar definitivamente a lei dos ambientes 100% livres do tabaco e dar mais um grande passo em prol da saúde dos brasileiros”, afirmou o diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini.







Um comentário:

Jie Janet disse...

I believe vaporesso swag is one powerful vape sub ohm tank, that produces more vapor than you'll ever need. On the other hand, it is quite a simple product as well, really easy to use. To sum it up, smoant charon ts box mod works great and lasts for a long time. Definitely our #1 pick and we vape it all the time.