5.30.2013

Pesquisa da UFPA comprova efeito anti-inflamatório do óleo da copaíba

Testes mostraram uma diminuição da inflamação no sistema nervoso central.
Substância natural ainda precisará passar por outros testes para ser usada.

Do G1 PA
O óleo de Copaíba, extraído da árvore de copaíba, é utilizado popularmente como planta medicinal, mas, o real benefício da substância nunca havia sido comprovado. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará (UFPA), provou: o óleo da Copaíba tem efeito anti-inflamatório.
As copaibeiras ficam dispersas na mata, mesmo em uma área onde a espécie é abundante. O óleo produzido dentro da árvore é uma espécie de mecanismo de defesa contra pragas naturais, como o cupim.
A pesquisa é do biólogo Adriano Guimarães, que levantou o questionamento em sua dissertação “Efeitos anti-inflamatórios e neuroprotetores do óleo-resina de copaifera reticulata Ducke após lesão excitotóxica do córtex motor de ratos adultos”, orientada pelo professor Walace Leal. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Neuroproteção e Neurorregeneração Experimental e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa).
Segundo o professor, nenhum outro laboratório havia investigado se o tratamento com o óleo de copaíba tinha algum efeito anti-inflamatório em um modelo experimental de uma doença do sistema nervoso central.
O Liberal (Foto: Pesquisador fez testes em ratos para provar benefícios da copaíba)Pesquisador fez testes em ratos para provar
benefícios da copaíba. (Foto: O Liberal)
Neste modelo experimental, fora injetada uma neurotoxina (substância tóxica que pode lesar o sistema nervoso) no cérebro de ratos. Esse procedimento causa uma lesão semelhante à provocada pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC). O resultado da pesquisa será referência no tratamento em humanos.
Como parte da metodologia, foram utilizados mais dois grupos de ratos, tratados de forma diferente. Um grupo recebeu uma solução salina estéril (soro fisiológico), contendo sódio e água. Já o outro grupo foi tratado com óleo de copaíba, diluído em uma concentração que era considerada adequada.
Após os experimentos, os pesquisadores constataram que no grupo de animais tratados com copaíba, houve uma diminuição da inflamação no sistema nervoso central e uma melhor proteção desse sistema contra lesão, ou seja, neuroproteção.
Uso do óleo em humanos
Para aplicar o estudo em seres humanos, é indispensável a realização de mais pesquisas sobre a aplicabilidade do extrato da copaíba. Depois dos experimentos em ratos, a investigação seria feita em primatas. Antes de se chegar aos humanos, é necessário descobrir quais os princípios ativos responsáveis pelos efeitos anti-inflamatório e neuroprotetor do óleo de copaíba.
Segundo Walace Leal, atualmente, nenhum anti-inflamatório é usado para diminuir a lesão de uma doença do sistema nervoso. Então, se o estudo com a copaíba realmente funcionar em humanos, uma substância derivada do óleo dessa árvore pode ser utilizada para minimizar a inflamação.
 

Nenhum comentário: