5.31.2013

Vice-presidente americano faz visita ao Brasil desde a última terça

Joe Biden chega ao Palácio do Planalto para reunião com Dilma.

Após reunião com a presidente, Biden participa de almoço no Itamaraty.

Fabiano Costa Do G1, em Brasília

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou às 10h04 desta sexta-feira (31) ao Palácio do Planalto, onde tem reunião com a presidente Dilma Rousseff. Biden chegou acompanhado de seguranças e pegou o elevador que leva ao gabinete presidencial. Ele não respondeu a perguntas de jornalistas que estavam presentes e disse apenas bom dia, em inglês.
Dilma Rousseff recebe Joe Biden no Palácio do Planalto (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Dilma Rousseff recebe Joe Biden no Palácio do Planalto (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Biden faz visita oficial ao Brasil desde a última terça. Após passagem pelo Rio de Janeiro, o vice-presidente desembarcou em Brasília. Na capital federal está previsto, além da reunião com a presidente Dilma, um almoço no Palácio do Itamaraty, com o vice-presidente brasileiro, Michel
Com Dilma, o vice americano deverá tratar de energia e de biocombustíveis. No Rio de Janeiro nesta quarta-feira (29), o vice-presidente disse que os EUA têm reservas de gás de xisto que podem atender ao Brasil e que, em contrapartida, gostaria de colaborar na exploração de fontes energéticas em áreas profundas.
Entrará também na pauta a ampliação do programa do governo federal brasileiro de concessão de bolsas de estudo no exterior, o Ciências Sem Fronteiras. Os Estados Unidos são o principal parceiro do programa, com oferta de 5.028 bolsas de graduação e pós-graduação, segundo dados de fevereiro de 2013 do Ministério de Ciência e Tecnologia.
Joe Biden e Dilma deverão ainda tratar do negócio fechado em fevereiro entre os EUA e a empresa de aviação brasileira Embraer. O Brasil assinou contrato com a Força Aérea dos Estados Unidos para venda de 20 aeronaves A-29 Super Tucano, no valor de US$ 427 milhões, que serão utilizadas em missões militares no Afeganistão.
Após se reunir com Dilma, Joe Biden se encontrará com o vice brasileiro, Michel Temer, no Palácio Itamaraty. Eles almoçarão juntos e, em seguida, farão uma declaração à imprensa.

Nenhum comentário: