5.30.2013

Procissão de Corpus Christi reúne milhares de fiéis e fecha ruas do Centro do Rio

Multidão foi liderada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta


Multidão observa o tradicional tapete de sal durante a procissão de Corpus Christi no Centro do Rio
Foto: Domingos Peixoto / O Globo
Multidão observa o tradicional tapete de sal durante a procissão de Corpus Christi no Centro do Rio Domingos Peixoto / O Globo
RIO — A procissão de Corpus Christi saiu da Igreja da Candelária às 16h desta quinta-feira, liderada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, seguida por uma multidão de católicos. Segundo a Arquidiocese, por conta da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá no Rio em julho, o número de católicos que participaram da tradicional celebração foi ainda maior neste ano. Com o evento, diversas vias do Centro do Rio sofreram interdições na tarde desta quinta-feira.
Muitos fiéis vestiram a camiseta da JMJ, e alimentos para doação foram recolhidos. A procissão seguiu pela Avenida Rio Branco e pela Avenida Chile, onde estão os tapetes de sal. O evento se encerrou na Catedral Metropolitana, onde houve á a bênção do Santíssimo Sacramento, presidida por dom Orani. O arcebispo seguiu à frente da procissão dentro de um andor, que carregou também o Santíssimo Sacramento, ou Corpo de Cristo. O carro foi puxado por marinheiros.
— Que os jovens encontrem o Cristo vivo e ressuscitado na Jornada — afirmou dom Orani no começo da procissão.
A estudante Pauline Silbernagel, de 16 anos, acompanhou a multidão enrolada numa bandeira da JMJ. Ela veio para o evento num ônibus cheio de jovens da paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Curicica.
— É a primeira vez que participo. Voltei para a Igreja Católica no ano passado. Estava afastada, e minha volta teve a ver com a jornada deste ano. E também com a minha vontade de fazer novas amizades — afirmou Pauline, que disse que a procissão para ela funciona como um evento preparatório da JMJ, no qual os jovens podem aprofundar sua fé.
Às 20h, haverá uma missa com o arcebispo aos pés do Cristo.

Nenhum comentário: