3.06.2014

PLANO REAL FOI UMA OBRA DO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO. SÓ AÉCIO NÃO SABE.

Leitor reclama de Aécio.O candidato responde. E a verdade é a vítima na história

Aos que imaginam e costumam propalar que o leitor e o eleitor não têm memória e não dão atenção e esses pequenos detalhes, dão sim – e nem os julgam assim tão pequenos. É o que revela, por exemplo, carta enviada pelo Paulo Abreu, de Brasília, publicada sob o título “Plano Real”, 3ª feira de carnaval pelo Painel do Leitor da Folha de S.Paulo.
“O senador Aécio Neves fala do Plano Real sem mencionar o nome de Itamar Franco. Uma injustiça. Itamar só seria lembrado se o Plano tivesse fracassado. Como deu certo, todos querem parte na autoria”, diz a parte da carta do leitor Paulo Abreu publicada pelo Painel do Leitor da FSP anteontem. O senador Aécio Neves (PSDB-MG), candidato tucano a presidente da República, respondeu atenciosamente e o jornal, com o mesmo título dado à carta do leitor, publicou uma parte de sua mensagem, ontem.
“O leitor Paulo Abreu (Painel do Leitor, ontem) tem toda razão em fazer referência ao presidente Itamar Franco. Seu papel na implantação do Plano Real deve ser reconhecido e tenho feito isso em diversas oportunidades, como no pronunciamento que fiz na sessão solene do Congresso que marcou os 20 anos do lançamento do plano, na minha página no Facebook, em artigos anteriores publicados pela Folha e em inúmeras entrevistas. Aécio Neves, senador pelo PSDB-MG (Brasília, DF)”.
Só que em seu artigo semanal publicado às 2ªs feiras no mesmo Folhão, esta semana (dia 03.03) o senador Aécio esqueceu-se de relacionar o ex-presidente ao Plano Real. A verdade tornou-se, então, a 1ª vítima dessa história. Aécio escreveu justamente sobre o plano econômico e deu ao artigo o título “Plano Real, 20″, referência aos 20 anos do plano econômico.
No texto não cita uma única vez o ex-presidente que bancou o Plano e, como lembrou o jornalista Jânio de Freitas na semana passada, trocou três vezes de ministro da Fazenda, até encontrar as condições de lançar o programa que guardou pronto por mais de seis meses. Tem mais: neste artigo desta semana, Aécio afirma, com todas as letras, que o Plano Real é uma herança deixada pelo PSDB para os brasileiros.
Mas Itamar nunca foi do PSDB e, ao que tudo indica, nunca cogitou entrar no partido. Ele foi candidato a vereador e a vice-prefeito de sua Juiz de Fora (MG) pelo antigo PTB. Depois prefeito da cidade pelo MDB, partido pelo qual se elegeu senador em 1974, seguiu no PMDB com o fim do bipartidarismo imposto pela ditadura. Teve curtas passagens pelo PL e pelo PRN – quando se elegeu vice-presidente de Fernando Collor, cujo mandato terminou de cumprir – e depois voltou ao PMDB. Morreu em 2011 filiado ao PPS. PSDB, jamais.

Comentário: É muita cara de pau. Jamais o seu avô Tancredo diria tal bobagem.

Nenhum comentário: