3.06.2014

Por que mesmo cansados não conseguimos dormir no calor?



Ar-condicionado virou aparelho essencial neste calor em Rio Preto 

 por Dra. Ana Escobar
Este verão registra as temperaturas mais elevadas dos últimos 74 anos. Mas, por mais que os termômetros variem, a temperatura interna tem que ser constante e perfeita para o funcionamento dos órgãos. Então, quando está muito calor, o corpo se defende. Como? "Jogando” o calor para o ambiente.

E como isto acontece? Entenda! Durante o dia, nossas células trabalham ativamente, principalmente os neurônios, que são as células cerebrais. À noite, estas células precisam se “recompor” e se “reorganizar” para enfrentar o novo dia. Mais ou menos como a cozinha de uma casa em que se faz café da manhã, almoço e jantar. Dali saem os alimentos prontos para o consumo, e ali ficam o lixo: embalagens, restos... que precisam ser descartados. Além disso, é preciso organizar a bagunça da pia para que no dia seguinte esteja tudo em ordem para começar de novo. O nosso sono é como se fosse este "faxineiro” que garante a limpeza e a reorganização do local.

O sono normal tem 4 fases: 1, 2, 3 e fase REM (que quer dizer “movimento rápido dos olhos”).

Fase 1 - O sono chegou. Nesta fase fechamos os olhos. Surge um hormônio chamado melatonina – que é liberado principalmente com a ajuda do “escuro”. Portanto! Apague as luzes! Neste momento também é importante que a temperatura ambiente esteja mais baixa, pois isto prepara o corpo para a fase seguinte.

Fase 2 - Nesta fase pegamos no sono e estamos dormindo. Os músculos relaxam. A temperatura corporal diminui e os batimentos cardíacos e a respiração desaceleram. Economizamos energia. O hormônio de crescimento  é liberado e isto aumenta a massa muscular.

Fase 3 - O sono fica mais profundo. A economia de energia é maior: o coração bate mais devagar ainda e a respiração fica mais leve. O metabolismo do corpo fica lento, muito lento!

Sono REM - É a fase mais profunda do sono. É quando sonhamos. É neste momento que acontece toda a “recuperação” do trabalho celular. Graças a esta fase é que nosso cérebro assimila o que aprendemos durante o dia. Nossa memória se organiza. E se isto é essencial para todos imagine para quem estuda e tem muitos conhecimentos para armazenar. Agora, se o sonho é muito intenso e vira um pesadelo, por exemplo, o corpo libera adrenalina. Aí o coração e a respiração aceleram.

As fases 1, 2, 3 e REM compõem o que chamamos de “ciclo de sono”.  Cada ciclo dura mais ou menos de 1 hora e meia a duas horas. Exatamente assim: dormimos, relaxamos, desaceleramos e sonhamos. Depois superficializamos o sono, damos uma viradinha na cama e... dormimos, relaxamos, desaceleramos e sonhamos... Tudo de novo! Uma noite bem dormida deve ter de 4 a 6 ciclos.

No calor, podemos estar exaustos e até dormir. Mas a temperatura ambiente muito alta dificulta as fases 2 e 3, que são as de relaxamento. O corpo fica trabalhando para colocar o calor para fora! E sem passar pelas fases 2 e 3, fica difícil alcançar o sono REM que é essencial para o descanso completo. Consequência:   sem “afundar” no sono, não sonhamos e, no dia seguinte, ficamos mais cansados, com pensamentos embaralhados, falta de concentração, e às vezes até dor muscular. Naturalmente, acordamos com mau humor.

Tomar um banho frio ajuda a “esfriar” o corpo antes de dormir. Lençóis frescos também favorecem que a temperatura externa fique mais baixa.

Areje e refresque-se! Seu corpo e sua cabeça agradecem!


 

Nenhum comentário: