6.12.2014

Fitoterapia: unha-de-gato ajuda no tratamento do câncer

Fitoterápico criado a partir da espécie tipicamente brasileira aliviaria alguns sintomas de casos avançados da doença.

André Biernath
Vale lembrar: em qualquer tipo de tratamento, nunca tome remédios sem a orientação de um médico.
Foto: Getty Images

O grande poder anti-inflamatório da Uncaria tomentosa, principalmente no tratamento de problemas reumatológicos, já era conhecido. Agora, cientistas do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) e da Faculdade de Medicina do ABC, na Grande São Paulo, descobriram que a planta amazônica também tem o seu valor nos cuidados de pacientes com tumores metastáticos em estágio avançado. No trabalho, 51 voluntários receberam pílulas com extrato de unha-de-gato três vezes ao dia, por dois meses. Após esse tempo, eles relataram se sentir menos cansados. "Nós observamos melhora na qualidade de vida e até uma redução na evolução da doença", acrescenta o oncologista Auro del Giglio, autor da pesquisa. Para ter ideia, cerca de 8% dos participantes viram a doença estagnar por um ano. "Apesar do achado encorajador, precisamos de mais estudos para comprovar a eficácia da unha-de-gato", ressalta Del Giglio.
Conheça outros fitoterápicos que teriam um papel frente ao câncer:

Guaraná
O mesmo grupo de cientistas do IBCC revelou que esse fruto, também amazônico, melhora a fadiga dos acometidos pela enfermidade.


Aveloz
Num experimento feito em células in vitro, a planta eliminou diversos tipos de tumor. Falta testá-la em animais e seres humanos.


Alho
Inúmeras investigações mostram que o tempero ajuda a prevenir cânceres de próstata, útero, estômago e intestino.


Gengibre
Segundo artigos científicos, a erva de origem asiática reduz a sensação de náusea e os vômitos - reações adversas da quimioterapia.


Fonte: Luiz Francisco Pianowski, farmacêutico, presidente do Laboratório Kyolab, em Campinas (SP).

Nenhum comentário: