6.14.2014

Obama descarta envio de tropas ao Iraque, mas diz estudar ajuda

Presidente dos EUA disse estar avaliando todas as opções.
Para ele, ações devem ser acompanhadas de esforços locais.

Da Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fala nesta sexta-feira (13) sobre o Iraque em discurso na Casa Branca (Foto: Pablo Martinez Monsivais/AP) 
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fala nesta sexta-feira (13) sobre o Iraque em discurso na Casa Branca (Foto: Pablo Martinez Monsivais/AP)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, descartou nesta sexta-feira (13) enviar tropas norte-americanas para o combate no Iraque, mas afirmou estar avaliando todas as opções para auxiliar o país a lidar com os insurgentes jihadistas.

"Não enviaremos tropas americanas novamente para combater no Iraque, mas pedi a minha equipe de segurança nacional que prepare uma série de opções que possam ajudar as forças de segurança iraquianas", disse Obama.
O governo do primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki pediu que os Estados Unidos forneçam ajuda militar para conter o avanço do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), um grupo extremista sunita.
No entanto, em breves declarações à imprensa na Casa Branca, Obama advertiu ao governo de Bagdá que ele mesmo foi o responsável pelo desastre ao não conseguir evitar as divisões entre os campos sunitas e xiitas do país.
"Os Estados Unidos não vão se envolver em uma ação militar na ausência de um plano político dos iraquianos que nos dê alguma garantia de que eles estão dispostos a trabalhar juntos", disse.
"Não vamos nos permitir ser arrastados de volta para uma situação na qual, enquanto estamos lá, estamos abafando as coisas, e depois de enormes sacrifícios feitos por nós, assim que saímos, subitamente as pessoas acabam agindo de maneiras que não são favoráveis para a estabilidade no longo prazo do país".
Os Estados Unidos retiraram as suas últimas tropas do Iraque em 2011, oito anos depois de derrubar o então ditador Saddam Hussein, mas Obama disse estar estudando opções para aumentar o apoio contínuo ao exército iraquiano.
O presidente acrescentou, no entanto, que "qualquer ação que tomemos para fornecer assistência às forças de segurança iraquianas deve ser acompanhada por um esforço sério e sincero dos líderes iraquianos para deixar de lado as diferenças sectárias".

Obama ainda disse que será preciso vários dias para avaliar as opções sobre como os norte-americanos poderão ajudar o Iraque a lidar com os insurgentes.

"Ninguém tem interesse em ver os terroristas ganharem uma posição no interior do Iraque e ninguém vai se beneficiar de ver o Iraque no caos", disse.
"Então os Estados Unidos vão fazer a sua parte, mas entendo que, em última instância, cabe aos iraquianos como uma nação soberana resolver os seus problemas".

Nenhum comentário: