7.30.2014

Aqui pra nós: E se fosse tão fácil assim, a Dilma não teria feito? Me engana que eu gosto.

Aécio diz que simplificará sistema de impostos 'na largada' do governo

Presidenciável tucano falou na sede da Confederação Nacional da Indústria.
Atual conjunto de impostos 'inferniza o setor produtivo', disse a industriais.

Filipe Matoso e Felipe Néri Do G1, em Brasília
O candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, durante sabatina na Confederação Nacional da Indústria, em Brasília (Foto: Ueslei Marcelino / Reuters)O candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, durante sabatina na Confederação Nacional da Indústria, em Brasília (Foto: Ueslei Marcelino / Reuters)
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, disse nesta quarta-feira (30), no evento "Diálogo da Indústria com Candidatos à Presidência da República", promovido pela Confederação Nacional da Indústria, que, se eleito, vai propor logo na "largada" do governo um projeto de simplificação do sistema tributário.
À plateia de empresários, Aécio afirmou que a simplificação é necessárfia para garantir maior competitividade da indústria brasileira, com a redução dos encargos tributários. Segundo Aécio, é preciso avançar em políticas que incentivem o investimento privado em obras, principalmente de infraestrutura.
"Assumo de público aqui que, nos primeiros dias de governo, farei a simplificação do sistema tributário. Temos que caminhar na construção de um IVA (imposto sobre valor agregado) em substituição a esse conjunto de impostos que inferniza o setor produtivo do Brasil hoje", afirmou. Segundo ele, a simplificação do sistema tributário "na largada do governo [...] vai permitir uma redução horizontal na carga tributária".
Ele prometeu enviar ao Congresso o projeto de simplificação dos tributos "nos primeiros dias" de governo "focando, fundamentalmente, na incidência dos impostos indiretos”.
Aécio criticou a condução da gestão do PT na economia e afirmou que os resultados "pífios" do Brasil são resultado de escolhas erradas. Segundo o candidato, o "aprendizado" do PT na Presidência “vem custando caro” ao Brasil em razão do "atraso" na relação da administração pública federal com o setor privado.
“A grande verdade é que ao longo dos últimos 12 anos o atual governo demonizou as privatizações, as concessões e as parcerias com o setor privado. Mas eu aprendi muito cedo que o ativo mais valioso da política é o tempo. E o aprendizado do PT no governo vem custando muito caro ao Brasil”, disse.
O candidato disse que uma das metas de seu eventual governo será aumentar a taxa de investimento do país, atualmente em torno de 18% do Produto Interno Bruto (PIB) para 24% até o final de 2018. Para isso, segundo ele, serão fundamentais parcerias com o setor privado.
"Quero estabelecer um desafio para o próximo governo. A nossa meta é que nós possamos, ao final do ano de 2018, saltar do patamar que estamos amarrados hoje, em 18% do PIB, em investimentos para 24%, numa grande articulação com o setor privado", declarou.
Aécio disse que o governo não confere previsibilidade à economia, o que, segundo ele, gera um ambiente pouco propício para a indústria e investidores. O candidato atacou a prática governista de, segundo ele, atribuir críticas às políticas econômicas a um "pessimismo generalizado".
"Esse governo não tem a capacidade de sinalizar o que pretende fazer em relação ao futuro. Não adianta falar de um pessimismo generalizado [...] É hora de o governo ter humildade para reconhecer que fez as escolhas erradas. Pelo menos para sinalizar uma mudança de posição, para permitir que o unilateralismo das decisões seja substituído por um diálogo com os setores que ajudam o Brasil a crescer", disse.
O presidenciável tucano ainda dirigiu críticas às políticas públicas do governo federal nas áreas de educação, saúde e segurança pública. Na avaliação de Aécio, houve “omissão criminosa” do governo federal quanto à condução das políticas de segurança nas fronteiras e no combate ao tráfico de drogas.

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

"Pessimismo sem noção" é da direita raivosa que tem ódio do PT e do governo.