7.27.2014

MULHERES, JOVENS E IDOSOS SÃO MAIS SUSCETÍVEIS AOS EFEITOS DO ÁLCOOL


Mulheres, jovens e idosos são mais suscetíveis aos efeitos do álcool
O álcool e seus metabólitos atuam diretamente em diversos órgãos e sistemas, como fígado, coração, vasos sanguíneos e estômago.

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA, organização não governamental que se destaca como uma das principais fontes no país sobre o tema, reúne uma série de informações que podem contribuir para a prevenção do consumo de álcool entre os grupos mais suscetíveis aos seus efeitos, como é o caso das mulheres, jovens e idosos.

O álcool e seus metabólitos atuam diretamente em diversos órgãos e sistemas, como fígado, coração, vasos sanguíneos e estômago. Seus efeitos para a saúde são complexos e influenciados por diversos fatores e aspectos do beber, sendo que alguns indivíduos são mais vulneráveis aos efeitos e ao potencial desenvolvimento de problemas relacionados.

Mulheres
A concentração de álcool no sangue nas mulheres atinge níveis maiores que nos homens após consumirem a mesma quantidade de bebidas alcoólicas, mesmo quando consideradas diferenças no peso corpóreo. Isso ocorre porque o álcool se mistura facilmente com a água do corpo e, como as mulheres possuem proporcionalmente menos água no organismo, o álcool atinge maiores concentrações, tornando o efeito mais intenso. Além disso, apresentam menores níveis das enzimas que metabolizam o álcool, fazendo com que a substância permaneça no corpo por mais tempo.

Também é muito importante evitar qualquer consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação, pois o álcool atravessa a placenta e atinge o feto, que ainda não desenvolveu um sistema eficaz para metabolizá-lo, acarretando em diversos problemas, como aborto, parto prematuro, e anomalias no desenvolvimento do feto. Os danos tendem a ser proporcionais à quantidade, frequência e padrão do consumo do álcool e ao estágio gestacional. Portanto, não existe um limite considerado seguro, e os prejuízos podem decorrer de qualquer quantidade.

De acordo com dados nacionais, entre 2006 e 2012, as mulheres apresentaram um aumento no consumo frequente de bebidas alcoólicas (1 vez por semana), passando de 29% para 39%. Também em relação ao beber pesado episódico (consumo de 4 ou mais doses de álcool em 2 horas), elas apresentaram aumento, passando de 36% para 49%.

Jovens
Além das mulheres, crianças e adolescentes também são mais vulneráveis aos efeitos do consumo de bebidas alcoólicas, principalmente porque o Sistema Nervoso Central (SNC) dos jovens ainda está em desenvolvimento.
Desta forma, vias neuronais podem ser afetadas, levando ao comprometimento de variadas funções cerebrais.

 A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PenSE) divulgada em 2013, mostrou que mais da metade (67%) dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental relatam já terem experimentado álcool alguma vez na vida. Chama a atenção que 1 em cada 4 jovens (26%) relataram ter bebido nos 30 dias que antecederam a entrevista e quando perguntados sobre o local de obtenção, referem ter tido acesso em festas (40%), com amigos (22%), no supermercado ou em bares (16%) e na própria casa (10%).

Informações como estas são preocupantes, principalmente porque, antes dos 15 anos de idade, há maior risco para o desenvolvimento de transtorno relacionado ao uso de álcool, como abuso ou dependência. Além disso, trata-se de um período que por si só já apresenta maior propensão para o envolvimento em comportamentos de risco (brigas, sexo desprotegido, acidentes automobilísticos) e tal tendência pode ser agravada pelo consumo de bebidas alcoólicas. Outras consequências negativas, como não conseguir cumprir obrigações importantes e passar por problemas legais, sociais ou interpessoais também podem ocorrer.

Idosos
Nos idosos os efeitos do álcool são mais rápidos e acentuados. Entre eles há maior risco de quedas, lesões e agravamento de doenças crônicas. Além disso, os idosos ficam mais expostos aos efeitos negativos decorrentes da interação com medicamentos, utilizados com mais frequência por essa população.

Nenhum comentário: