2.10.2015

Protesto de trabalhadores do Comperj fecha Ponte Rio-Niterói

Entre novembro e dezembro 469 trabalhadores foram dispensados da empresa

Jornal do Brasil
Funcionários do Comperj fecharam a ponte Rio-Niterói no final da manhã desta terça-feira (10). De acordo com a CCR, concessionária que administra a ponte, cerca de 150 pessoas participaram da manifestação. No entanto, a Secretaria de Transportes informou que 300 trabalhadores pararam a via. A manifestação começou por volta de 11h30. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local, mas não há notícia de confrontos.
A CCR informou através de nota que a ponte foi completamente liberada às 13h57. "A Concessionária CCR Ponte informa que a Policia Rodoviária Federal liberou o tráfego de veículos na Ponte Rio-Niterói em ambos os sentidos após manifestação de populares", diz a nota da concessionária.
O trabalhadores do Comperj fecharam a ponte na manhã desta terça-feira
O trabalhadores do Comperj fecharam a ponte na manhã desta terça-feira
A CCR Ponte informou que dois ônibus pararam no Vão Central – a parte mais alta da Ponte que permite a entrada de navios na Baía de Guanabara – e os manifestantes desceram. O sentido Rio foi o primeiro lado da ponte a ser fechado pelos manifestantes. Em seguida o sentido Niterói também foi paralisado. De acordo com a concessionária o trânsito ficou parado.
Depois do protesto na Ponte, os manifestantes seguiram para a Avenida Brasil, onde fecharam a pista lateral em direção ao Centro. Eles caminharam até a Avenida Francisco Bicalho, que também foi fechada ao trânsito. Depois de liberarem a Avenida Francisco Bicalho, o grupo seguiu pela pista central da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária. O protesto chegou á altura da Cidade Nova.
Às 14h47, o Centro de Operações da Prefeitura informou que, devido à interdição parcial da pista central da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, altura da Cidade Nova, o trânsito tem reflexos até a Avenida Francisco Bicalho.A CET-Rio informa que as faixas BRS da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, estão temporariamente liberadas para o tráfego de todos os veículos. O trânsito continua lento nas seguintes vias do município do Rio de Janeiro:
- Viaduto do Gasômetro, sentido Centro, ao longo da via;
- Avenida Brasil, sentido Centro, no trecho de São Cristóvão;
- Linha Vermelha, sentido Centro, no trecho da Maré e do Caju.
A Secretaria de Estado de Transportes determinou reforço imediato no serviço de barcas, trens e ônibus intermunicipais para atender à população em razão da manifestação que interrompeu o fluxo de veículos na Ponte Rio-Niterói. A medida será mantida até a normalização do tráfego na ponte e nos acessos ao Centro da cidade. 
Por conta dos impactos na Linha Vermelha e Avenida Brasil, os trens da SuperVia serão uma opção para os passageiros que saírem do Centro para Zona Oeste. As barcas operam com frota total para quem deseja fazer a travessia entre os municípios Rio e Niterói e, além disso, a Fetranspor implantou reforço nas linhas de ônibus intermunicipais que partem de Niterói com sentindo a São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. 
Comperj
O Comperj é um dos atingidos nos escândalos de corrupção que envolvem empreiteiras e a Petrobras. Houve uma redução no ritmo de obras do complexo e salários pararam de ser pagos, o que causou a demissão de 469 trabalhadores entre novembro e dezembro do ano passado. Os trabalhadores demitidos não receberam metade das verbas rescisórias, estimadas em R$ 2,9 milhões. Outros 2.500 empregados não receberam os salários de dezembro.

Nenhum comentário: