2.13.2015

Veja 8 qualidades que fazem um chefe se tornar memorável


Deixar a emoção de lado e proteger o funcionário estão entre as qualidades.
Chefe pode liderar e ao mesmo tempo inspirar, obtendo bons resultados.

Do G1, em São Paulo
   

Chefe e funcionário têm relação mais aberta com informações às claras na cultura da transparência (Foto: Oscar Herculano / EPTV)
Chefe pode se tornar inesquecível
(Foto: Oscar Herculano / EPTV)
Todos os profissionais já tiveram chefes, alguns bons, alguns ruins e outros que não fizeram nada para ser lembrados. Mas será que você já teve um chefe inesquecível? Aquele que já esteve no mesmo cargo, que acreditou no seu potencial e apostou em seus projetos.
Segundo o World Economic Forum, esse tipo de chefe possui qualidades que podem não aparecer no papel, mas que fazem a diferença quando é necessário, até mesmo na cabeça e no coração dos seus liderados.
Veja abaixo 8 qualidades que um chefe inesquecível e memorável deve ter:
Chefes memoráveis - acredita no inacreditável (Foto: G1)
A maioria das pessoas tentam alcançar o impossível e por isso grande parte dos objetivos e metas são impraticáveis.
Chefes memoráveis esperam mais, deles próprios e dos outros. Eles mostram o que deve ser feito para chegar lá, fazendo parte do processo e ajudando quando é preciso.

Chefes memoráveis - vê oportunidade na instabilidade e na incerteza (Foto: G1)
Problemas inesperados, obstáculos, imprevistos e grandes crises costumam tirar o sono dos chefes, que aguardam a 'poeira' baixar para fazer alguma coisa.
Poucos veem a crise como uma oportunidade e esse tipo de chefe aproveita o momento de instabilidade para fazer mudanças e buscar melhores resultados. Eles reorganizam para tranquilizar, motivas e inspirar.

Chefes memoráveis - deixa a emoção de lado (Foto: G1)
Bons chefes são profissionais, mesmo sendo humanos. Eles mostram um entusiasmo sincero quando as coisas vão bem, mas não escondem o descontentamento quando alguma coisa dá errado. O profissionalismo é admirável, mas o profissionalismo com uma mistura saudável de humanidade pode ser inspirador.

Chefes memoráveis - protege o funcionário (Foto: G1)
Alguns chefes entregam a 'cabeça' dos seus funcionários de bandeja quando alguma coisa dá errado ou quando não alcançam o resultado esperado. Mas, esse tipo de chefe protege seu subordinado, pode até levar a bronca para depois transmiti-la para o profissional que errou.

Chefe memoráveis - já fez e ainda faz isso (Foto: G1)
Não importa o que eles já realizaram no passado, os chefes memoráveis não se consideram bons demais para arregaçar suas mangas, se sujar e fazer o trabalho que precisa ser feito. Nenhum trabalho é considerado pequeno ou uma tarefa é considerada chata.

Chefes memoráveis - lidera pela permissão, e não pela autoridade (Foto: G1)
Cada chefe tem um título e ele dá o direito de se dirigir aos outros para tomar decisões, organizar e instruir. Chefes memoráveis lideram seus funcionários porque eles querem aquele líder.
Os empregados são motivados e inspirados pela pessoa que lidera e não pelo título. Com suas ações e palavras, esse tipo de chefe faz o funcionário sentir que trabalhar com o chefe e não para o chefe.

Chefes memoráveis - abraça um propósito maior (Foto: G1)
Um bom chefe trabalha para alcançar os objetivos da empresa. Mas um chefe memorável também trabalha para desenvolver a carreira dos seus funcionários, para resgatar profissionais que lutam e para levar orgulho e autoestima para todos. Esse tipo de chefe 'abraça' um propósito maior por eles sabem que os negócios sempre são pessoais.

Chefes memoráveis - assume riscos reais (Foto: G1)
Chefes memoráveis se destacam por tomar uma posição ou decisão impopular ou por apostar em projetos arriscados, e não por sua maneira de se vestir, de falar ou por seus interesses.
Eles inspiram os outros a alcançar seus sonhos por palavras, por ações e, mais importante, por exemplo.
 

Nenhum comentário: