2.12.2015

Seu queixo lhe incomoda? A medicina tem soluções para isso



A cirurgia de implante de silicone no queixo é uma solução para trazer mais harmonia e rejuvenescimento à face.


Harmonia. Essa é a palavra que todos buscam em praticamente todas as áreas de suas vidas, desde a profissional até a pessoal – passando pela estética, afinal, quem não deseja ter um rosto/corpo harmônico? Porém, nem sempre isso é conquistado de forma “natural”, e é exatamente nesses casos que a medicina entra como um grande auxílio para pessoas que sentem-se incomodadas com a falta de harmonia em suas faces e corpo.
Para ter um rosto considerado harmonioso é preciso que todos os traços ali presentes, desde os olhos, o formato da face, o nariz, os lábios, as orelhas e – por último, mas não menos importante, - o queixo, - sejam proporcionais e, com isso, causem uma boa impressão, a impressão de harmonia ao serem observados.
Sabendo disso, e a fim de conquistar essa harmonia na face, surge a mentoplastia, cirurgia que visa corrigir o posicionamento do queixo por meio da inclusão de uma peça de silicone, geralmente pré-moldada. “Muitas pessoas que não estão satisfeitas com a harmonia da sua face acham que o incômodo está no nariz, nos olhos ou na boca, as partes mais ‘comuns’ em que são feitos procedimentos estéticos, mas, em muitos casos, o foco da falta de harmonia está no queixo da pessoa – e ela só consegue observar isso na hora em que algum especialista lhe diz isso”.
Isso acontece porque as pessoas acreditam que o mento não apresenta tanto destaque na face – mas, quando entendem a importância que ele tem para definir o formato do rosto e o perfil, passam a olhar para essa parte da face com mais cuidado e atenção. “Outra grande questão é que quando há a alteração de posicionamento do queixo, como a sua retração, por exemplo, é passada a impressão de o nariz ser maior do que realmente é, fazendo com que toda a harmonia da face seja prejudicada”.
Além de melhorar o perfil, a mentoplastia também auxilia rejuvenescer e restaurar o contorno e a proporção da face – e, quando se deseja obter melhores resultados com cirurgia de aumento do queixo, ela pode ser feita em conjunto com outros procedimentos faciais, como a rinoplastia, por exemplo, que ajuda a criar uma maior harmonia na face.
Nos casos considerados mais sérios, que acontecem quando a mandíbula está em retração completa, o implante de silicone não é o suficiente. “Para esses pacientes, existem cirurgias mais complexas, que exigem remodelações e avanços ósseos,” explica Pacheco, que lembra que antes de tomar qualquer decisão, é preciso fazer uma consulta médica, em que o profissional avaliará as proporções faciais do paciente a fim de determinar qual a melhor solução para cada caso. “A mentoplastia é ideal para tornar o rosto mais proporcional e melhorar a autoestima das pessoas sem que a aparência delas seja mudada radicalmente.
O procedimento é comumente realizado sob anestesia local e a duração da cirurgia é de aproximadamente meia hora. A alta é prevista para o mesmo dia e a cicatriz é, na maioria das vezes, quase imperceptível e se localiza logo abaixo do queixo, sendo que os resultados definitivos aparecem em torno de 12 a 18 meses após o procedimento.
Doutor Alderson Luiz Pacheco 
Cirurgião Plástico

Mentoplastia de Aumento

Cirurgia do Queixo

O queixo ( mento) constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face.
O queixo ideal deverá observar um posicionamento dentro de certos limites estéticos, fazendo um conjunto harmônico juntamente com outros setores como o nariz, olhos, boca, etc.
Poderá se apresentar situado em posição mais avançada ou mais retraída, em relação ao seu posicionamento. Para ambos os casos existem correções cirúrgicas. A mentoplastia mais comum é aquela que visa corrigir o retro-posicionamento (queixo retraído), através da inclusão de uma peça de silicone.

Nenhum comentário: