2.12.2015

Você adora doces? Parte da culpa é da sua mãe!

Açúcar: delícia prejudicial à beleza Foto: Ana Branco / Agência O Globo

DESDE A BARRIGA...

RIO - Se você sente um desejo irresistível diante de um hambúrguer ou não consegue se controlar perante um doce, saiba: a culpa pode ser da sua mãe, sugere uma nova exposição no Museu de Ciência de Londres.
A mostra, segundo o jornal britânico "Independent", explora a forma como o alimento afeta o nosso corpo e o nosso cérebro. Ao longo do percurso, se vê como nossos apetites são parcialmente formados no útero. Em certa medida, os bebês nascem pré-programados a gostar de determinados sabores e gostos como uma consequência do que suas mães comeram durante a gravidez.
Uma fã de cenoura, por exemplo, vai dar à luz um bebê que vai gostar do alimento. E todos os mamíferos nascem com um gosto apurado para coisas doces porque é o sabor predominante do leite materno. E isso não acontece só com seres humanos. Vídeos mostram bebês ursos, ratos e humanos mexendo os lábios e línguas de formas idênticas como sinais de prazer.
Além disso, a prole de mães que tenham dietas com alto teor de gordura e açúcar não só têm uma maior predisposição para a obesidade, mas também a substâncias viciantes. Testes realizados em ratos que gostam muito de doces mostraram que eles são mais suscetíveis a consumir junk food, álcool e drogas.
A exposição também tenta responder a pergunta: você pode ser viciado em comida? Bem, de certa forma, sim. Enormes exames de ressonância magnética revelam como os cérebros de adolescentes alimentados com sorvete de chocolate se comportaram de forma diferente. Os que comiam pouco o doce revelaram explosões da atividade cerebral, já os que estão habituados a comer sorvete o tempo todo tiveram uma pequena reação, o que os tornam mais propensos a comer mais na esperança de recuperar a sensação que já tiveram uma vez.


 

Nenhum comentário: