6.08.2016

Prenderam o japonês da Federal em Curitiba


'Japonês da Federal' é preso pela PF

Newton Ishii que ficou conhecido por conduzir presos da Operação Lava Jato foi detido na tarde de terça-feira e está no Paraná

O Dia
Paraná - O agente Newton Ishii, conhecido como "Japonês da Federal", foi preso nessa terça-feira, em Curitiba. Foi cumprido mandado expedido pela 4ª Vara Federal de Foz do Iguaçu. Ishii ficou conhecido como “Japonês da Federal” ao escoltar presos e investigados da Operação Lava Jato. Atualmente no cargo de chefe substituto de Operações Especiais da Polícia Federal em Curitiba, ele fica lotado na sede da PF na capital paranaense e é responsável pela logística e escolta de presos. Ele estava trabalhando ontem quando foi notificado da decisão e se entregou espontaneamente.
Diferente dos presos da Lava Jato que ele ajudou a conduzir para a PF em Curitiba ao longo das 30 fases da emblemática operação de combate à corrupção, Ishii está em uma de sala separada na sede da Polícia Federal e não na carceragem.
Ainda não há informações sobre os motivos da prisão de Ishii, que foi condenado em 2009 pela Justiça Federal no Paraná por corrupção e descaminho, ao facilitar a entrada no Brasil de produtos contrabandeados do Paraguai. A condenação foi mantida pelo STJ em março deste ano, mas segundo a defesa de Ishii sua sentença neste caso envolve o pagamento de cestas básicas.
Ishii responde a três processos, derivados da Operação Sucuri, sendo um na esfera criminal, outro administrativo e um terceiro por improbidade administrativa.O agente foi um dos 23 policiais federais alvos da Operação Sucuri, deflagrada em 2003 para apurar um esquema formado por agentes da PF e da Receita Federal que facilitava o contrabando de produtos ilegais na fronteira com o Paraguai em Foz do Iguaçu (PR).
Figura sempre presente nas prisões da Operação Lava Jato, Newton Ishii ganhou marchinha de carnaval, boneco de Olina e máscara. A reportagem entrou em contato com o advogado de Newton Ishii, que não estava no escritório. O espaço está aberto para manifestação.

Nenhum comentário: