6.02.2017

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil


 Aspectos sobre nutrição:

O que é Nutrição:

Nutrição é o processo de fornecimento aos organismos animais e vegetais dos nutrientes necessários para a vida. É também a ciência que investiga as relações entre o alimento ingerido pelo homem e as doenças, buscando o bem-estar e a preservação da saúde humana.
Nutricionista é o profissional de saúde que se especializa em nutrição humana e possui formação acadêmica em Nutrição. É da sua responsabilidade planejar as refeições, elaborar cardápios e controlar programas de alimentação e nutrição.
O nutricionista faz cálculos nutricionais dos alimentos e decide quais os melhores ingredientes a serem usados em cada refeição. Os locais de atuação podem variar entre hotéis, restaurantes, escolas, asilos, padarias, supermercados, etc.
Na área clínica, o nutricionista orienta de forma individual ou em grupo, pessoas que necessitem de dieta alimentar específica, como os obesos, diabéticos, hipertensos e outros.
Além do modo natural de ingerir os alimentos (via oral), a nutrição também pode ser feita de modo enteral (o alimento é colocado diretamente no tubo digestivo) ou parenteral (o alimento é administrado diretamente na veia), em pacientes com necessidades nutricionais especiais.
Uma boa nutrição significa prevenção de doenças crônicas, vida saudável e qualidade de vida. Muitos problemas de saúde podem ser evitados através de uma alimentação saudável, que siga as proporções adequadas de cada alimento.

O que é a proteína?


A proteína é um nutriente produzido por blocos de aminoácidos. O organismo usa a proteína para construir e reparar tecidos entre outras funções.
Essa substância é achada em carnes (frango, peixe, porco, peru e vaca) e queijos, ovos, manteiga de amendoim e tofu.
Comidas que contem proteína também podem possuir gorduras pouco saudáveis, por isso é importante escolher com cuidado o que comer.

Quanta proteína devo ingerir?


É recomendado a ingestão de 110/180 gramas de proteína por dia. O tamanho de 80 gramas de carne equivale a um baralho de cartas (pessoas com problemas nos rins podem ter restrições).
A proteína não aumenta a quantidade de açúcar no sangue, porém pode afetar a secreção de insulina.
Pergunte ao seu nutricionista a quantidade de proteína ideal para você.

Por que devemos limitar a quantidade de gordura e colesterol na nossa dieta?


A gordura e o colesterol estão ligados a doenças do coração, câncer e obesidade.
Pessoas diabéticas geralmente tem altos níveis de colesterol e estão mais suscetíveis a doenças do coração.
A gordura diminui a velocidade da absorção de carboidratos e além disso a gordura e o colesterol tem pouquíssimo efeito imediato nos níveis de açúcar.
Existem 4 tipos de gordura. As duas gorduras mais prejudiciais a saúde são as gorduras saturadas e os ácidos gordos trans.
Os ácidos gordos trans devem ser minimizados ao máximo e as gorduras saturadas não devem chegar a mais de 7% do total das calorias do corpo.
Gorduras saturadas são achadas na manteiga, bacon, cream cheese e natas doces.
Os ácidos gordos trans podem ser achados em margarinas, massas folhadas, salgadinhos e em diversos alimentos fritos. Os ácidos gordos trans devem ser evitados.

Gorduras mono e poli-insaturadas e colesterol:


Os outros dois tipos de gordura são a mono e poli-insaturadas. Elas podem ser saudáveis se usadas com moderação. São achadas em nozes, azeite e molhos de salada.
O quarto tipo de gordura é o colesterol. O corpo produz colesterol devido a ingestão de alimentos de origem animal como a carne, peixe, ovos e laticínios.
Alimentos como a manteiga de amendoim e o azeite possuem altos níveis de gordura, porém como são de origem vegetal não tem colesterol. Geralmente quanto maior a concentração de gordura em alimentos de origem animal, maior é o colesterol.
Existem duas fontes de colesterol.

Lipoproteína de alta densidade:


A lipoproteína de alta densidade é chamada de “bom colesterol”porque ajuda a remover a lipoproteína de baixa densidade (colesterol ruim) do organismo. Exercícios e dietas ajudam a aumentar o bom colesterol e a diminuir o ruim.
É importante controlar que tipo de gorduras ingerimos para termos uma vida saudável e sem doenças.
Para mais informações procure o seu médico.

Fonte:CLEVELANDCLINIC.


Por que os fãs de doce tem mais problemas no coração?


Durante as últimas décadas, estudos apontam a gordura saturada e o colesterol como os principais vilões em doenças de coração.
O açúcar tem efeitos prejudiciais no coração e é importante prestar atenção.
O impacto negativo em lipídios, peso corporal, risco de diabetes e ganho de calorias sem valor nutricional são uns dos efeitos do açúcar.

Efeitos do consumo exacerbado de açúcar:

– Dietas com alto nível de açúcar aumentam a síntese de lipoproteína de baixa densidade (colesterol ruim).
– Um alto nível de açúcar no sangue diminui a quantidade de lipoproteína de alta densidade no organismo (colesterol bom).
– A ingestão excessiva e constante de açúcar aumenta os níveis de triglicéridos (tipo de gordura no sangue) no corpo.
Quanto mais se come açúcar, maior é a quantidade de insulina liberada e maior a quantidade de gordura ganha.
O corpo que possui mais gordura se torna mais resistente a insulina. Quanto mais insulina liberada maior o acúmulo de gordura corporal.
Estudos sobre dietas sempre produzem dados conflitantes, porém uma dieta que sempre aponta para dados positivos é a dieta mediterrânea.
Essa dieta foca em fontes de gordura como peixes, grãos, azeite de oliva, vegetais, e legumes.
Dietas drásticas só são efetivas em curto prazo e as pessoas que as fazem recuperam os quilos perdidos rapidamente.
Os adoçantes artificiais não são recomendados para o emagrecimento.

Teorias sobre adoçantes artificiais:

– A ingestão de açúcar ativa uma parte do cérebro que traz a sensação de recompensa. Adoçantes artificiais não ativam essas partes, fazendo com que se coma mais.
– Quando se consome refrigerantes com açúcar, o corpo libera insulina, peptídeos e outros hormônios para ajudar a manter o balanço biológico corporal. O consumo de refrigerantes dietéticos não irá restaurar o balanço biológico corporal.
– Pessoas que consomem produtos dietéticos podem se sentir mais a vontade para ingerir produtos mais calóricos.
Os produtos dietéticos são indicados para quem tem diabetes e tem a necessidade de controlar picos de açúcar no sangue.
O melhor substituto para bebidas doces é a água.
Uma dieta balanceada e exercícios diários podem prevenir diversas doenças e melhorar a qualidade de vida.
Para mais informações procure o seu médico.

Nenhum comentário: