9.27.2008

Perfil do profissional de hotelaria

O que faz um administrador de hotéis?
Coordena áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares; gerencia serviços em hotéis e restaurantes; administra áreas de alimentos e bebidas; promove a venda de produtos e serviços; executa rotinas administrativas; administra pessoal e recursos financeiros e gerencia compras. Assessora diretoria e realiza atividades de relações públicas.


O que faz a área de governança?
Atende os hóspedes, organizando e supervisionando os trabalhos dos funcionários das áreas de governança e mordomia de hotéis, residências, hospitais ou estabelecimentos similares, recepcionando convidados e visitantes, acompanhando entradas e saídas dos hóspedes durante a estada. Cuida do vestuário e objetos de hóspedes. Supervisiona a arrumação de aposentos e demais áreas. Controla os serviços de lavanderia e rouparia, administra o pessoal do setor e executa atividades administrativas.


O que fazem os gerentes de marketing e vendas?
Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para hotéis, pousadas, restaurantes e serviços em geral; planejam as atividades de vendas e coordenam sua execução; assessoram a diretoria e setores da empresa. Na sua área de atuação, gerenciam recursos humanos.


Qual o perfil desse profissional?
Acima de tudo, deve ser uma pessoa que gosta do que faz e tem um imenso prazer em receber. Deve ser simpático, sorridente, desembaraçado, prestativo, organizado e atento a detalhes. Falar idiomas é um diferencial importante para seu crescimento profissional.


Como é o mercado de trabalho?
A hotelaria é um setor que está em franca expansão, como podemos acompanhar em todos os jornais. No entanto, como em qualquer setor, a procura maior é por profissionais bem qualificados e com alguma experiência.

Como posso ingressar mais facilmente no mercado de trabalho?
Conhecer o que o mercado deseja e estar preparado para atendê-lo sempre facilita o ingresso. A Marc Apoio mantém contato permanente com os hotéis e entidades de classe, oferecendo seu banco de dados de ex-alunos como fonte de recrutamento. Além disso, nossos alunos recebem orientação sobre preparação de currículos, entrevistas e outros aspectos ligados à seleção de pessoas por parte das empresas.



Qual a sua remuneração?
A remuneração de um profissional de hotelaria varia em função do seu posto e da categoria do hotel em que trabalha. Além disso, parte de sua renda pode vir de participação na taxa de serviços do hotel e gorjetas. Há várias faixas de remuneração, desde R$ 300,00, nos postos mais subalternos, podendo chegar a R$ 10.000,00 ou mais, nas funções mais qualificadas.


Quais são so pré-requesitos?
Não há pré-requisitos para se ingressar na profissão, mas, de uma forma ampla, o segundo grau completo ou sendo cursado costuma ser exigido pelas empresas.


Existe idade máxima para ser um profissional de hotelaria?
Desde que o candidato apresente boa disposição, a idade não costuma ser impedimento. Por se tratar de uma atividade que requer ótimo relacionamento com pessoas, experiência de vida é muito desejada. Muitos se tornam profissionais da área após a aposentadoria ou depois de exercerem por muitos anos outras profissões.

Fonte: MARC APOIO

Nenhum comentário: